quarta-feira, 24 de abril de 2024

«Feito, em 22 de setembro de 2023» Digo, 50 anos da Independência da Guiné-Bissau, questiono o seguinte: se o Eng. Amílcar Lopes Cabral, estivesse vivo hoje, como estaria o nosso país?

 

Com certeza, estaria como a pequena Suíça!
Em 1950, o Amílcar Cabral já era o Engenheiro Agrônomo, não tinha fome, tinha condições de sobra e muito respeitado pelos portugueses! Mesmo assim, o Amílcar Cabral abandonou tudo, deixou todas as mordomias que poderia na altura ter e partiu para Conacri e para as matas da Guiné para libertar o seu povo da injustiça, da exploração e da miséria!
Durante a luta da libertação nacional, o visionário andou quase o mundo inteiro a pedir dinheiro e materiais para suportar a guerra e nisto, alguém o acusou de algum desvio de dinheiro? Compatriotas existe alguma fortuna depositada por ele, em algum banco no mundo? Por favor, digam aonde? 

Construiu ou comprou casas em Conacri, na Guiné-Bissau, em Cabo Verde, ele por caso, comprou casas em Dakar, em Portugal? Digam por favor, ele deixou fortunas as filhas e a esposa dele?
Como sou um Cabralista nato, desde pequeno, para mim, não há igual, ele é, e será sempre um dos melhores dirigentes que África já teve: o grande visionário, homem de ação, muito patriota e internacionalista, foi um convicto combatente antifascista, anticolonialista e anti-imperialista. O herói independentista, considerado o pai das nações guineense e cabo-verdiana.
Os próprios guineense e cabo-verdianos, com a ajuda e a planificação da Polícia (Portuguesa) Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), juntos, assassinaram o nosso Visionário! Cito o ditado português: “Tão ladrão é o que vai à horta como o que fica à porta”
Como é possível a Guiné-Bissau vai comemorar este próximo (domingo) dia 24 de setembro os 50 anos da sua independência sem uma boa educação, sem a água potável, sem bons hospitais para a nossa população, sem uma boa prática de agricultura, sem boas estradas e sem as redes de transportes em condições?
Por favor, políticos da Guiné-Bissau, tenham a vergonha e deixam de desviar fortunas para as compras de casas com piscinas em Bissau, no exterior e ter muitas mulheres em simultâneo! Constroem escolas, hospitais e a estrada que liga Safim/Nhacra e Nhacra/Jugudul-Mansoa!

Por: um Cabralista, Pate Cabral Djob.

Sem comentários:

Enviar um comentário