O PAICV apresenta 20 dos 22 candidatos do partido a presidentes de câmara para as eleições autárquicas de 2024, em Cabo Verde, a terem lugar no segundo semestre deste ano. Ao contrário do MpD, partido no poder, que não apresentou nenhuma mulher como cabeça de lista às câmaras municipais, o PAICV tem duas mulheres candidatas ao cargo.
O PAICV quer vencer pelo menos em 12 dos 22 municípios do país nas próximas eleições autárquicas, e tornar-se no maior partido do poder local em Cabo Verde. Esta é a meta do presidente do PAICV, Rui Semedo ao anunciar os candidatos autárquicos do partido que aposta em duas mulheres a presidentes de câmaras municipais.
“Nós já fizemos a nossa parte, pelo menos escolhendo duas mulheres que têm condições, têm capacidades e têm perfil. Esperamos também que os eleitores estejam sintonizados com este desafio de ter mais mulheres à frente das câmaras” afirmou o presidente do PAICV, Rui Semedo.
Recorda-se que a ausência de mulheres a encabeçar as listas autárquicas do MpD, partido no poder, em Cabo Verde tem gerado muitas críticas, obrigando o Presidente do MpD e actual primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, a reiterar inúmeras vezes que a escolha dos candidatos do partido foi feita através de sondagens e de uma avaliação política.
Por outro lado, o PAICV, não apresentou os candidatos do partido aos municípios de Santa Catarina do Fogo e da Brava. O líder da oposição, Rui Semedo, disse que o candidato de Santa Catarina do Fogo vai ser apresentado numa outra data “por causa de outros constrangimentos” e na Brava o PAICV tem dificuldades em encontrar um candidato.
“Na Brava temos ainda alguma dificuldade em consensualizar um candidato que seria, do nosso ponto de vista, um candidato ganhador” apontou Rui Semedo que espera conseguir ter um bom candidato na Brava, a menor ilha habitada em Cabo Verde.
As eleições autárquicas devem ocorrer em Novembro deste ano, como solicitou a Comissão Nacional de Eleições, mas cabe ao Governo fixar a data.
Por: Odair Santos
Conosaba/rfi.fr/pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário