O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, agraciou as combatentes de liberdade de pátria Satu Camará Pinto, Francisca Lucas Pereira, Teodora Inácia Gomes e Josefina Almeida Chantre Fortes com medalha Amílcar Cabral, a mais alta condecoração nacional.
Satu Camará Pinto é combatente de liberdade da pátria, deputada da nação desde a primeira legislatura; Francisca Lucas Pereira, combatente de liberdade da pátria e deputada da primeira legislatura da Assembleia Nacional Popular; Teodora Inácia Gomes e a Josefina Almeida Chantre Fortes, combatentes de liberdade da pátria, foram agraciadas no dia em o país celebra quinquagésimo (50º) aniversário do assassinato do “pai” das nacionalidades guineense e cabo-verdiana, Amílcar Cabral. 20 de janeiro é feriado nacional, por ser o dia dos heróis nacionais e dos combatentes da liberdade da pátria.
A informação consta do decreto n°08/2023, assinado pelo chefe de Estado, no qual Sissoco Embalo justificou a sua decisão por essas personalidades terem dado um notável contributo para a independência da Guiné- Bissau.
“Por ocasião da celebração do dia dos heróis nacionais no mesmo ano em que se complementam 50 anos sobre a data da proclamação da independência da Guiné-Bissau e, reiterando o reconhecimento da Nação guineense por esse feito histórico único que foi protagonizado pelos combatentes da liberdade da pátria, o Estado guineense revela neste ato o papel desempenhado pela mulher combatente na nossa vitoriosa luta de libertação nacional” lê-se no decreto.
Por: Tiago Seide
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário