sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Seleção de futebol ao CAN 2022 Hipóteses de qualificação são difíceis mas não impossíveis

 

A derrota dos Djurtus por 1-0 no dia 15 deste mês, no Estádio 24 de Setembro, frente ao Senegal, quase deitava a esperança da seleção de futebol no CAN 2022, o empate a zero bolas entre Essuatíni e Congo reanimou os guineenses, pois a hipótese de a Guiné-Bissau apurar-se é agora maior, basta vencer as duas partidas restantes e esperar que os congoleses não vençam o jogo diante dos senegaleses.
O golo solitário da partida foi apontado já na segunda parte pelo avançado do Liverpool, Sadio Mané, aos 81 minutos, numa altura em que a Guiné-Bissau jogava com 10 unidades devido à expulsão de Bura, aos 63 minutos, por travar em falta o adversário e, em consequência, foi-lhe mostrado o segundo amarelo. Jorge Nogueira, vulgo “Bura”, é atleta guineense que atua no Farense, da Primeira Liga portuguesa.

No final do jogo, o selecionador dos Djurtus, Baciro Candé, apontou como fatores determinantes para a derrota a expulsão do médio-defensivo (Bura), a ineficácia na concretização de oportunidades criadas ao longo da partida e à arbitragem que considerou de penalizadora para a representação da Guiné-Bissau, tendo afirmado que nada está perdido enquanto matematicamente o apuramento for possível.

Com este resultado, o Senegal fica com 12 pontos na liderança do grupo e está automaticamente apurado para o CAN de 2022, cuja fase final será realizada nos Camarões, enquanto a Guiné-Bissau se encontra na terceira classificada com três pontos. As hipóteses de participar no CAN são bem difíceis mas não impossíveis.
Na quinta jornada da fase de apuramento, a 22 de março, a Guiné-Bissau deslocar-se-á a Essuatíni (antiga Suazilândia) para defrontar a seleção daquele país, e, depois, fecha a sexta jornada em casa com a receção do Congo.

Entretanto, na luta pela qualificação, Senegal tornou-se a primeira seleção apurada para a Taça das Nações Africanas (CAN) de futebol de 2022.
O próximo jogo dos selecionados de Baciro Candé será disputado na deslocação ao terreno da seleção de Essuatíni a 22 de março de 2021.

Os triunfos sobre os esssuatinos e congoleses serão obrigatórios para manter viva a esperança de alcançar, pela terceira vez consecutiva, uma qualificação ao CAN, isto após as participações no Gabão em 2017 e no Egito em 2019.

Recorda-se que o CAN deveria realizar-se em 2021, nos Camarões, mas foi adiado para 2022 devido à pandemia da covid-19 provocada pelo novo coronavírus.

Eis a classificação deste Grupo I:
Senegal --------------- 12 pontos
Congo ----------------- 7
Guiné-Bissau ------ 3
Essuatíni ------------ 1

Texto e fotos: Aliu Baldé

Conosaba com nô pintcha

Sem comentários:

Enviar um comentário