terça-feira, 24 de novembro de 2020

OGE 2021: GOVERNO PREVÊ NOVOS IMPOSTOS AOS SERVIDORES PÚBLICOS E PRIVADOS


O governo da Guiné-Bissau prevê para o Orçamento Geral do Estado (OGE) 2021 o aumento do imposto profissional de 12% para 20%. Entretanto, a sessão parlamentar terá lugar no dia 30 de Novembro de 2020 a 14 de Janeiro de 2021.

Em reacção a esta medida do Governo, o Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), Júlio Mendonça, disse, hoje (20 de Novembro de 2020), em entrevista à Rádio Sol Mansi, que a central sindical “nunca vai aceitar” a introdução de novos encargos aos funcionários.

“Estes governantes têm várias casas e prédios e ganham milhões, mas não pagam imposto (…) Enquanto legítimos representantes dos funcionários da Guiné-Bissau, não vamos tolerar isso. Vamos esperar um deputado que vai votar este diploma, mas caso o fizeram que fiquem sabendo que têm uma guerra com a classe trabalhadora da Guiné”, adverte.

Além do aumento do imposto profissional, o Governo também fez a introdução no OGE de novos impostos aos servidores públicos e privados, incluindo o da democracia.

A este propósito, Júlio Mendonça descorda com esta intenção, questionando a utilização dos anteriores impostos.

“Existem várias taxas e impostos criados na Guiné-Bissau, mas qual é a sua utilidade marginal e será que é usado para o seu fim”, questiona.

Entretanto ouvido pela Rádio Sol Mansi, o economista guineense e comentador dos assuntos económicos, José Nico Dju, disse à nossa reportagem que a introdução destes novos impostos o Governo ambiciona tornar economia do país mais agradável.

“É preciso que o Estado demonstre realmente qual será a sua ambição futura. Depois da recolha das receitas, Estado tem a obrigação com o cidadão guineense no sentido de garantir o crescimento económico ao longo prazo; e tem que apostar na construção de novos aeroportos e infra-estruturas que permitam actividades económicas desenvolverem facilmente para permitir que o circuito económico funcione sem problemas”, aconselha o economista.

Soube à Rádio Sol Mansi, de uma fonte parlamentar, que a sessão parlamentar terá lugar no dia 30 de Novembro de 2020 a 14 de janeiro de 2021.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário