domingo, 22 de novembro de 2020

CRIMES ECONÓMICOS NA GUINE-BISSAU.

 


Por:  yanick Aerton

Os piores crimes que um governante pode cometer não estão capitulados no Código Penal, podem ser cometidos sem infringir nenhum dos seus artigos: são os crimes de lesa economia nacional, deve merecer um forte Desgraçadamente, guine Bissau tem experimentado uma série contínua deles ao longo das últimas décadas. Começaram pelas protestos selvagens e pela destruição da city Continuaram com a entrada corrupção generalizada. 

Prosseguiram ao longo de anos com impunidade, projectos absurdos como a rodoviarização acelerada no tempo de governos anteriores como primeiro-ministro; com o desbaratar de dinheiros públicos com a construção de casas e outros imoveis no tempo de tio cudji, intensificaram-se no governo de nhu lambu com negócios concebidos ad hoc para o capital financeiro e monopolista como as csm, o DNT, o novo Barco de transportes entre ilhas, os veículos de gama, e muitos outros.

É por crimes económicos como estes que os governantes deveriam ser julgados. 

O facto de muitos deles, incidirem também em crimes capituláveis no Código Penal é uma questão a latere. Tomá-la como principal é despolitizar os problemas, abdicar da análise numa óptica de classe e cair numa crítica moralista – como se o desastre a que a Guine Bissau foi conduzido fosse devido apenas à "desonestidade" de políticos. 

As portas giratórias entre governantes e capital monopolista continuam a girar intensamente e isso não é enquadrável no Código Penal. Se e quando alguns políticos são apanhados nas malhas da justiça por questões do dito Código, isso não deve fazer esquecer o principal.

 Um pais com governantes sem agenda de construir, somente pensar em enriquecimento ilícito, quando for chamado pela justiça, vem com argumento que esta ser perseguido.

Único politico com moral e principio, e determinação na guine – Bissau, chama-se cota martinho dafa cabi; fruto do PAIGC, do Amílcar e de combatente da Liberdade da pátria, quadro da administração pública guineense.

Outros governantes são bons também exemplos: soares sambu, Artur sanha, etc.

Deus abençoe Guiné-Bissau  


Sem comentários:

Enviar um comentário