sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Guiné-Conacri: Presidente manda investigar origem de financiamento das organizações religiosas

O presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé, quer controlar as organizações religiosas que operam no território guineense.

Nesta quinta-feira (19.11), o Chefe de Estado deu instruções a alguns serviços do Estado, a fim de monitorizar as fontes de financiamento destas organizações.

«O Chefe de Estado pediu ao Secretário-Geral para os Assuntos Religiosos e ao Ministro encarregado da Administração Territorial que zelem escrupulosamente pelo funcionamento e financiamento das organizações religiosas», anunciou o porta-voz do governo.

Desde outubro passado, a Guiné-Conacri fechou suas fronteiras com três dos seus vizinhos (Senegal, Guiné-Bissau e Serra Leoa). No dia seguinte à sua reeleição, Alpha Condé declarou que uma conspiração preparada do exterior tinha como alvo a Guiné-Conacri, e que mercenários “foram presos”.

Por que ele quer ficar de olho nas organizações religiosas? Alpha Condé quer “evitar cair em uma atitude negligente que poderia facilitar” a infiltração ou apoio financeiro de algumas delas por organizações jihadistas ou terroristas”, acreditam os observadores.

Por Africaguinee

Conosaba//capitalnews.gw

Sem comentários:

Enviar um comentário