sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Presidente francês justifica porque até agora não felicita Alpha Condé

A reação era esperada nas eleições presidenciais de 18 de outubro na Guiné: “A situação é grave na Guiné após a reeleição de Alpha Condé”, avaliou Emmanuel Macron.

O presidente francês lamenta que o seu homólogo guineense, reeleito em outubro, “tenha organizado um referendo e uma alteração da Constituição para poder manter o poder”, noticiou a AFP na sexta-feira (20.11).

“ Penso que a situação na Guiné é grave para a sua juventude, para a sua vitalidade democrática e para o seu progresso ”, disse o dirigente francês em entrevista publicada esta sexta-feira pelo Jeune Afrique.

Alpha Condé, de 82 anos, foi reeleito no primeiro turno em 18 de outubro com 59,50% dos votos, mas a oposição denunciou irregularidades de todos os tipos após uma campanha conturbada, acrescenta a agência France Press.

“O presidente Condé tem uma carreira de oponente que o justificaria organizar uma boa alternância por conta própria. E obviamente, ele organizou um referendo e uma mudança da Constituição apenas para poder manter o ppoder. É porisso que ainda não lhe enviei uma carta de felicitação”, disse Emmanuel Macron.

Por AFP/Africaguinee

Conosaba//capitalnews.gw

Sem comentários:

Enviar um comentário