terça-feira, 24 de novembro de 2020

PRIMEIRO-MINISTRO ENTREGA À ANP O ORÇAMENTO GERAL DO ESTADO PARA 2021

 

O Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, entregou esta terça-feira, 24 de novembro de 2020, o Orçamento Geral do Estado (OGE) para o ano económico 2021 ao presidente da Assembleia Nacional (ANP), Cipriano Cassamá, com receita/despesa total de 253 biliões de franco CFA. Para além do OGE, o chefe do executivo entregou também o projeto lei sobre parcerias público-privadas.

Após a entrega do instrumento da governação que decorreu no hemiciclo guineense, Nuno Gomes Nabiam disse à imprensa que o orçamento entregue não é aquilo que era expectativa do governo em termos do investimento para 2021, mas tendo em conta as restrições existentes com os parceiros económicos do país “foi o máximo que se conseguiu atingir”.

“Vamos tentar geri-lo da melhor forma possível e será submetido à Assembleia Nacional Popular, através de um debate alargado, e os ministros da Economia e das Finanças estarão presentes no ato da discussão para esclarecer as grandes linhas mestras deste Orçamento Geral do Estado”, enfatizou.

O chefe do executivo guineense informou que devido às crises cíclicas que o país tem atravessado originou vários problemas nas áreas sociais, razão pela qual as grandes linhas mestras do orçamento centraram-se nos setores sociais, nomeadamente: a educação, a saúde e a infraestruturação do país como áreas prioritárias.

Nabian disse acreditar, por isso, que todos os partidos políticos representados na Assembleia Nacional Popular estarão  interessados  em ver o governo com Orçamento Geral aprovado.

“Portanto, o que nós apresentamos são factos reais que vão ser discutidos e, eventualmente, aprovados para governar melhor o país, de maneira que estou otimista que será mesmo aprovado no parlamento”, assegurou.

Sobre projeto lei de parcerias público-privadas, Gomes Nabiam assegurou que é um documento fundamental no que diz respeito ao investimento, que o governo vai poder apresentar aos parceiros económicos para que os investimentos estrangeiros tenham uma certa garantia. Neste sentido, pediu ao líder do parlamento para agendar a discussão deste documento logo no primeiro ponto da ordem do dia, permitindo a Guiné-Bissau “dispor desse dispositivo legal que irá ajudar o governo a gerir as negociações com os seus parceiros”.   

Questionado sobre o pedido de demissão do ministro da economia, Nuno Gomes Nabiam disse que não aceitou o pedido de demissão do ministro da economia, porque “é uma peça fundamental do governo” e que neste momento “estão a tentar conversar com ele e gerir a situação da melhor forma para que volte assumir as suas funções”.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A  

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário