terça-feira, 24 de novembro de 2020

Governo Guineense proporciona esquadra modelo ao Setor de São Domingos

O ministro do Interior procedeu, no passado dia 21 do corrente mês, a entrega oficial de uma esquadra multifuncional às forças de defesa e segurança do Setor de São Domingos, cuja reabilitação foi financiada pelo Escritório do Alto Comissariado para os Refugiados no país (UNHCR/ACNUR), que também ofereceu máscaras para os agentes.

Na ocasião, Botche Candé realçou a qualidade e dimensão desta esquadra pela experiência e conhecimento que tem por ser esta a sua quinta passagem pelo Ministério do Interior. Quero que cuidem desta esquadra modelo como se fosse a vossa vida”, exortou Botche Candé, sublinhando que só assim os investidores poderão sentir-se encorajados a apoiar outros projetos.

A propósito, revelou que o Governo já apresentou à UNHCR um projeto ambicioso com vista ao financiamento para a construção de um edifício de cinco pisos destinado ao Ministério do Interior.

Por sua vez, o comissário nacional, Tomás Djasse, no uso da palavra, mostrou-se satisfeito por o escritório do Alto Comissariado ter proporcionado às forças de defesa e segurança, em particular à Polícia de Ordem Pública, instalações que dignificam os agentes ali colocados.

Por outro lado, disse que a entrega da esquadra é um gesto que prova a preocupação e atenção do Estado para com as forças de defesa e segurança, pelo que só têm de agradecer e colaborar na boa gestão do mesmo.

Em nome da comunidade de São Domingos, Quecutó Djasse recuou no tempo para lembrar que a esquadra ora entregue serviu de prisão na época colonial e contava apenas com três gabinetes. Agora existem vários, incluindo celas distintas para homens e mulheres.

Segundo ele, o setor goza de boa segurança e colaboração entre a comunidade civil e os agentes de segurança. Aliás, realçou a dimensão e o conforto das novas instalações que ultrapassaram as suas expetativas.
Por outro lado, solicitou que o novo espaço seja bem equipado e apetrechado de viaturas, tendo em conta a importância do setor.

Em representação da entidade financeira, Eunice Queita Esteves, chefe do escritório no país, disse que foi mais um apoio da organização que representa no âmbito da sua colaboração com o Governo da Guiné-Bissau, tendo como principal parceiro o Ministério do Interior.

A propósito, salientou que a esquadra ora entregue é um edifício modelo e dotado de multisserviço, pelo que exortou os utentes a aproveitarem e fazerem o bom uso do mesmo.

Sem divulgar o montante gasto, revelou que a obra de reabilitação e transformação do centro prisional durou apenas seis meses.
Por outro lado, revelou a disposição da UNHCR em continuar a apoiar o país, estando em análise o projeto desafiador do Governo para a construção de um edifício para a instalação de todos os serviços do Ministério do Interior.

Texto e foto: Nelinho N´Tanhá

Conosaba/nô pintcha

Sem comentários:

Enviar um comentário