sexta-feira, 20 de novembro de 2020

NOVE MIL FAMÍLIAS CORREM O RISCO DE FOME NA GUINÉ-BISSAU


O Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural advertiu, esta quinta-feira (19), que mais de nove (9) mil famílias correm o risco de fome este ano, devido a inundação provocada pela forte chuva torrencial e mare alta.

Abel da Silva, titular da pasta da Agricultura e Desenvolvimento Rural, falando após ter sido homenageado pelo Colectivo dos Jovens Visionários para Acções Concretas explica que este ano mais de 9 mil famílias vão sofrer devido a inundação provocada pela forte chuva torrencial e a inundação provocada pelas marés-altas.

“Há alguns que prejudicaram com a última cheia de 15 de Outubro, onde o arroz já está a florescer e a inundação estragou tudo. Pelo recenseamento preliminar que temos, cerca de 84 mil populações vão sofrer de fome devido a este fenómeno”, explicou.

O Ministro solicita o apoio dos parceiros de envolvimento para evitar a mesma situação no próximo ano, e, não obstante, falou da criação de algumas acções pilotas para lavoura na época seca para colmatar as perdas deste ano.

“Esperamos que vamos começar a ter apoio do Governo e dos parceiros de desenvolvimento para prevenir as próximas inundações, e isso pode ser feito só com os diques de protecção. É importante para que todos nós tenhamos essa a noção, mas é preciso que o Governo apoie como está a fazer e precisamos de trabalhar para criar algumas acções pilotas para lavoura na época seca”, sustenta.

Abel da Silva disse ainda que o país precisa de apoio “excepcional” do Governo para poder recuperar as perdas na época da chuva, fundamentalmente no vale do rio Geba onde há água doce para fazer a irrigação na época seca.

“Mas de qualquer das formas temos que procurar apoio de emergência para apoiar as populações que têm o problema, como vos digo, são 25 mil hectares com problema da inundação”, alerta.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário