sexta-feira, 20 de novembro de 2020

PPM ANALISA ENGAJAMENTO DAS MULHERES DA SUB-REGIÃO NA RESOLUÇÃO DOS CONFLITOS



A representante do ministério da Mulher e Solidariedade Social afirmou hoje (20) que os estados africanos não envolvem as mulheres nos órgãos da decisão.

Ângela Évora falava na cerimónia de abertura de conferência regional sobre participação das mulheres na gestão de paz e segurança na sub-região, sob o lema: fortalecer o envolvimento das mulheres para a consolidação da paz em Casamança e a estabilidade na sub-região organizado pela Plataforma Política das Mulheres (PPM).

“ Os estados na África não envolvem as mulheres nos órgãos de decisão, no entanto, suas participações nesses órgãos, é muito importante porque são moderadoras e promovem a igualdade do género o que tem um impacto positivo na estabilidade e desenvolvimento do país”, diz acrescentando que “ é necessário que as mulheres sejam actores importantes na gestão dos assuntos locais e sub-regionais, nos campos de desenvolvimento e das negociações de paz a fim de desencadear mudanças políticas substanciais para uma sub-região mais estável”.

Para a vice-presidente da Plataforma Política das Mulheres Aissatu Indjai, a violência baseada no género é um flagelo que desintegra os laços enquanto seres humanos, manifestando de diversas formas. “ O papel da mulher na gestão e resolução dos conflitos comunitários é notável a olho nu por ser a gestora e mediadora de todos os conflitos orquestrados pelos homens”.

Durante todo dia de hoje, os conferencistas analisam entre outros temas a promoção da estabilidade, combate a criminalidade e o tráfico ilícito como ferramenta das autoridades locais para a construção da paz e o papel das mulheres na gestão, mediação e resolução de conflitos comunitários.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário