quarta-feira, 26 de abril de 2017

TRANSPORTE MARÍTIMO REGULAR ENTRE BISSAU E ARQUIPÉLAGO DOS BIJAGÓS COMEÇA SEXTA-FEIRA



O Governo da Guiné-Bissau apresentou hoje publicamente os dois barcos que vão fazer a partir de sexta-feira as ligações regulares de transporte de passageiros e de mercadorias entre Bissau e o arquipélago dos Bijagós.

Os barcos, Bijagós e Lumaroy, são propriedade da empresa espanhola Consulmar, que vai garantir a partir de sexta-feira ligações a Bubaque, Bolama, Enxude e Catió.

"Estamos preparados para começar a trabalhar com dois barcos na Guiné-Bissau e estabelecer um serviço de transporte fluvial de passageiros e mercadorias com elevada qualidade e segurança", afirmou o diretor-geral da empresa espanhola, Ramon Zubiaga Garteiz.

Segundo Ramon Zubiaga Garteiz, o Bijagós está direcionado para transporte de passageiros, tendo capacidade para 80 passageiros, e o Lumaroy para transportar carga, mas também pode transportar pessoas.

"Temos também duas lanchas rápidas destinadas ao transporte de turismo", disse.

O objetivo da Consulmar é ir entre três e cinco vezes por semana a Bubaque, Bolama e Enxude.

"Estas duas embarcações irão colmatar parte do problema das ligações às ilhas e esperamos no futuro ter mais embarcações a fazer a ligação entre a parte continental e as ilhas", afirmou o ministro do Turismo guineense, Fernando Vaz.

Nas declarações aos jornalistas, Fernando Vaz recordou que aquelas embarcações vão reduzir o isolamento das populações das ilhas e promover a integração nacional e do turismo, desenvolvendo o setor dos transportes marítimos para valorização do potencial económico do país.

As ligações vão "aumentar o movimento de pessoas e bens, gerando riqueza e a luta contra pobreza", disse.

O primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, recordou, no seu discurso, que um dos objetivos do Governo é criar emprego, sobretudo para os jovens, e desenvolver e melhorar infraestruturas para o bem-estar da população.

"Creio que a partir de agora os resultados do trabalho do Governo começam a ser visíveis", afirmou.

Umaro Sissoco Embaló salientou que o Governo guineense está disponível para "abraçar mais projetos" que contribuam para o desenvolvimento, sublinhando que é um homem de falar pouco e fazer mais.

Os bilhetes entre Bissau e as ilhas vão custar entre 7.500 francos cfa (cerca de 11 euros) em primeira classe, 4.500 francos cfa (cerca de 6,80 euros) em segunda classe) e 3.500 francos cfa (cerca de 5,300 euros) em terceira classe.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário