sexta-feira, 28 de abril de 2017

ECOMIB CANCELA INÍCIO DA SUA RETIRADA DA GUINÉ-BISSAU



Ao contrário do que estava previsto, a Força de Alerta da CEDEAO para Bissau – ECOMIB, contingente militar da organização sub-regional, estacionado em Bissau, não vai retirar a partir desta sexta-feira.

Informações apontam que o Estado-maior da ECOMIB ainda não respondeu ao pedido da entrega de dossier de segurança das forças armadas guineenses.

Fonte diplomática sublinhou que a organização precisa de, pelo menos, duas semanas para organizar a retirada da sua força estacionária.

Estava previsto que a Força de Alerta da CEDEAO para Bissau – ECOMIB, começasse a entregar a partir de desta sexta-feira, ao exército guineense, a estrutura de segurança, mas as informações disponíveis indicam que este processo não vai iniciar hoje, devido a questões burocráticas.

A decisão da retirada daquele contingente da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) tinha sido anunciada na conferência de chefes de Estado e de Governo da organização, realizada em dezembro e reconfirmada na última terça-feira, pela missão da CEDEAO que esteve em Bissau para avaliar o cumprimento do acordo de Conacri.

Em comunicado, a CEDEAO relembrou que a missão vai deixar completamente o país até 30 de junho.

Conosaba do Porto/© e-Global Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário