sexta-feira, 28 de abril de 2017

«OPINIÃO» "VINDA DO MACKY SALL A BISSAU" - Bernardo Mário Catchura


Hoje um colega perguntou-me o porque que o MCCI quer manifestar contra a vinda do Macky Sall e a minha resposta foi a sequentes:

A questão não é de querer ou não que ele venha ao nosso país. Mas o problema é que o contexto actual não nos vai ajudar em nada e beneficiará de que maneira ao Senegal.
Sabes porquê?

A questão que se deve levantar é que, o Macky Sall, vem fazer o quê neste momento conturbado em que o governo, entidade competente para celebrar qualquer acordos não tem legitimidade popular para o efeito.

Deves não estar na posse de informação. O Macky Sall, presidente do Senegal, vem com o objectivo de convencer o actual governo para assinar um acordo denunciado, há mais de dois anos, pelo nosso anterior governo legítimo por entender que, o anterior assinado em 1993 entre o presidente João Bernardo Vieira e Abdu Diuf, lesava os interesses nacionais no qual a Guiné-Bissau ficava a beneficiar, apenas, quinze porcentos (15%) do rendimento da exploração do petróleo e o Senegal ficava com os oitenta e cinco porcentos (85%).

Achas ser justo num bem que pertencente aos dois países?

Uma outra situação que se calhar podes não ter informação é que para além do acordo da exploração do petróleo, está em manga a assinatura de acordo de concessão do porto de Bissau a empresa pública Senegal, supostamente por um período de 100 anos.

Ora, sendo ilegítimo o actual governo qualquer acordo assinado por ele poderá ser objecto de denúncia a qualquer momento por qualquer um dos futuros governos com fundamento na ilegitimidade do actual governo e essa possível denúncia poderá não cair bem aos interesses da outra parte contratante e poderá gerar conflito entre a futura geração.

Agora, com base nessas informações na qualidade de guineense que és concordas com a visita e, consequentemente, com as assinaturas dos acordos, bilaterais, acima referenciados?
É essa a questão que no meu entender devemos debater agora tendo em conta os interesses superiores da nossa nação, independentemente da nossa posição ideológica.


Sem comentários:

Enviar um comentário