quinta-feira, 27 de abril de 2017

ECOMIB COMEÇA A ENTREGAR ESTRUTURA DE SEGURANÇA A EXÉRCITO DA GUINÉ-BISSAU


A Ecomib, contingente militar da organização da África Ocidental estacionado em Bissau, vai começar a entregar a partir de sexta-feira ao Exército guineense a estrutura de segurança.

A decisão da retirada daquele contingente da CEDEAO já tinha sido anunciada na conferência de chefes de Estado e de Governo da organização, realizada em dezembro.

A Ecomib foi destacada para a Guiné-Bissau na sequência do golpe de Estado de 2012 e tem como missão garantir a segurança dos titulares dos órgãos de soberania, bem como das principais estruturas do Estado.

A força era inicialmente composta por 800 militares do Senegal, Nigéria, Togo e Burkina Faso, mas atualmente apenas estão no país pouco mais de 500.

Na segunda-feira, em comunicado, a CEDEAO relembrou que a missão vai deixar completamente o país até 30 de junho, iniciando a retirada na sexta-feira.
A CEDEAO "instou a comunidade internacional a dar todo o apoio necessário para assegurar uma transição completa e sem conflito da estrutura de segurança da Ecomib para o exército nacional".

No mesmo documento, a CEDEAO salientou que a decisão da retirada total da Ecomib foi notificada ao Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, a 21 de abril.

O primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, já tinha afirmado em março que considerava extemporânea a presença da Ecomib no país, porque confia nas forças de defesa e segurança da Guiné-Bissau.

Conosaba/Notabanca;

Sem comentários:

Enviar um comentário