segunda-feira, 24 de abril de 2017

«GENERAL CUMA SAI CATÉN DÉ..."NÃO SOU GENERAL DO FUTUNGO DAS BELAS!"» PM GUINEENSE NÃO SE DEMITE, APESAR DE EXIGÊNCIA DE PARTIDOS - PORTA-VOZ

 Umaro Sissoco Embaló & Malal Sané


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, colocou hoje fora de questão demitir-se do cargo como exigem alguns partidos, indicou o porta-voz do governo, Malal Sané.



Umaro Sissoco Embaló transmitiu a sua determinação de não abandonar o executivo aos emissários da CEDEAO (Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental) que se encontram em Bissau para ajudar os guineenses a acabarem com o impasse político.

"Não foi abordado a possibilidade de demissão (do primeiro-ministro), aliás, está fora de questão", disse Malal Sané, quando reportava aos jornalistas o conteúdo da conversa entre Sissoco Embaló e os emissários da CEDEAO. Sané disse que o primeiro-ministro está aberto para que "outros partidos" integrem o seu governo.

A organização enviou para Bissau os ministros dos Negócios Estrangeiros do Togo e da Libéria, o ministro de Estado e da presidência da Guiné-Conacri, bem como o presidente da Comissão para tentarem solucionar o impasse político na Guiné-Bissau que já dura há cerca de dois anos.

De concreto, os enviados da CEDEAO tentam levar as partes desavindas em Bissau a cumprirem com o chamado Acordo de Conacri, instrumento político patrocinado pela organização e com o qual se pretende criar um governo que inclua todas as forças políticas.

Quatro dos cinco partidos que integram o Parlamento guineense não reconhecem o atual executivo e pedem a sua demissão.

O presidente da comissão da CEDEAO, o beninense Marcel de Souza, defendeu que o Acordo de Conacri deve ser cumprido porque, enalteceu, "é o único caminho para o consenso" entre os atores políticos guineenses.

Marcel de Souza afirmou que as partes devem reconhecer que existe um conflito "entre o campo do Presidente José Mário Vaz e do primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló e do outro apoiado pelo PAIGC e o líder do Parlamento", disse.

"É preciso que haja a boa-fé e que deem as mãos uns aos outros", declarou o presidente da comissão da CEDEAO, que ainda assim reconheceu "alguns avanços" no país, nomeadamente o pagamento regular de salários aos funcionários públicos.

A missão da organização oeste africana deve encontrar-se esta tarde com o Presidente guineense, José Mário Vaz e com o líder do Parlamento, Cipriano Cassamá.

Conosaba/Lusa



Sem comentários:

Enviar um comentário