domingo, 16 de abril de 2017

"SENEGAL TEM PORTA ABERTA PARA ASSUMIR UM PAPEL ESSENCIAL NA CPLP", DIZ PRESIDENTE PORTUGUÊS


Gorée, Senegal - O Presidente português considerou hoje, quinta-feira, que o Senegal "fala português" e tem "uma porta aberta" para assumir "um papel essencial" na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da qual já é membro observador.

No segundo dia de visita de Estado ao Senegal, em declarações aos jornalistas na ilha de Gorée, em frente a Dakar, Marcelo Rebelo de Sousa disse que é impressionante a presença da língua portuguesa neste país, que tem 46 mil jovens a falar português.

O chefe de Estado referiu que os senegaleses querem aumentar este número, e considerou que isso permite esperar o melhor do papel do Senegal na CPLP no futuro, e que há uma porta aberta para um papel essencial do Senegal na CPLP.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, também na relação bilateral entre Portugal e o Senegal existe um "estreitamento das relações" que abre "uma perspectiva totalmente nova".

O Senegal constitui para Portugal, para além dos países africanos da CPLP, outro parceiro que fala português, que já está observador na CPLP, e que pode ser tão importante quanto os outros, que são países irmãos de que se fala mais, acrescentou.

Conosaba/angop.ao/

Sem comentários:

Enviar um comentário