terça-feira, 18 de abril de 2017

«PALAVRAS DO GENERAL» PRIMEIRO MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU GARANTE PAGAMENTO DE SALÁRIO A 19 DE CADA MÊS



Bissau, 18 Abr 17 (ANG) – O Primeiro-ministro garantiu esta segunda-feira de que a partir do Maio próximo os funcionarios públicos vao passar a receber os seus ordenados a dezanove de cada mês.

Umaro Sissoco falava no Bairro de Cupelum onde esteve a convite dos moradores locais , disse que no Governo liderado por Carlos Gomes Júnior onde o actual Presidente da República era o Ministro das Finanças pagavam a 25 de cada mês , mas “o meu Governo já paga a vinte e a partir do proximo mês vamos pagar os salários da Função Pública a dezanove ”, frisou .

O Chefe do Governo disse que muitos criticam o Senegal alegando que aquela Nação irmã tem intereses no país,. Disse que o interese dos senegaleses em relação a Guiné-Bissau é de a ajudar a Guiné-Bissau a desenvolver como o Senegal.”Os críticos do Presidente Mack Sall deviam o aplaudir”,disse .

“Ele foi o unico Presidente entre amigos da Guiné-Bissau que deslocou a Bruxelas aquando da Mesa Redonda de doadores que o país organizou para engariar fundos e hoje graças a ele as emissões da TGB já chegam a zona Leste depois de 15 anos de interupção, porque doou cerca de dois milhões de euros à nossa televisão”,disse.

Falando da Mesquita do Bairro cujas as obras paralisaram por falta de financiamento, Umaro Sissoco prometeu que mesmo que sejá atraves de quotas ou doações em conjunto com os moradores as obras serão concluídas , salientando que o local sagrado é nacional não só dos moradores de cupelum.

Umaro Sissoco frisou ainda que os doentes de rins podem ter melhores dias com a abertura do centro de hemodialise do Hospital Nacional simão Mendesque será inaugurado já no proximo mês de Maio.

Umaro Sissoco garantiu aos militantes expulsos do PAIGC de que vão retornar ao paartido porque passaram toda a vida naquela organização por isso, ninguêm pode chegar ao partido ontem e correr com os veteranos , tendo frisado que sobre o espancamento do activista Lesmis Monteiro já deu instrusões ao Ministro do Interior para encontrar os responsaveis do acto e responsabilisá-los.

Por seu turno, Mussa Samati que falou em nome dos moradores disse que é um orgulho ter um filho daquele bairro como Primeiro-ministro , tendo o encorajado a continuar a trabalhar fazendo o que é certo ignorando as provocações, porque, segundo ele ,um governante deve ser uma pessoa sofredora .

“ Pediu ao Primeiro-ministro o apoio para a conclusão das obras da mesquita , escolas corânica e de português , bem como um centro de saúde que, segundo ele, o bairro não despõem e que tem causado grandes transtornos principalmente no que tem a ver com os primeiros socorros” , disse.

O encontro realizou-se por iniciativa da organização dos moradores de Cupelum denominado Djamanu Diata e contou com as presenças do Ministro da Educação , conselheiro do Chefe de governo para assuntos da Religião, Imame local nosaba/, moradores entre outros e ocorreu num ambiente de muita festa e animação de diferentes grupos musicais . 

Conosaba/ANG/MSC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário