domingo, 16 de abril de 2017

SENEGAL: PORTUGAL RECONHECEU INJUSTIÇA DA ESCRAVATURA QUANDO A ABOLIU EM 1761 - MARCELO REBELO DE SOUSA

Gorée, Senegal - O Presidente português considerou hoje, quinta-feira, no Senegal, que o poder político português reconheceu a injustiça da escravatura quando a aboliu em parte do seu território, "pela mão do Marquês de Pombal, em 1761".

Marcelo Rebelo de Sousa deixou esta mensagem no final de uma visita a uma antiga casa de escravos do tempo dos holandeses, na ilha de Gorée, em frente a DaKar, lugar que foi um entreposto do tráfico de escravos desde o século XVI, sob domínio português, até ao século XIX, e onde o papa João Paulo II pediu perdão pela escravatura.

Falando primeiro em francês, o chefe de Estado declarou que “quando nós abolimos a escravatura em Portugal, pela mão do Marquês de Pombal, em 1761 - e depois alargámos essa abolição mais tarde, no século XIX, demasiado tarde -, essa decisão do poder político português foi um reconhecimento da dignidade do homem, do respeito por um estatuto correspondente a essa dignidade ".

"Nessa medida, nós reconhecemos também o que havia de injusto e de sacrifício nos direitos humanos, como diríamos hoje em dia, numa situação que foi abolida", acrescentou.

Depois, o Presidente da República repetiu a mensagem em português "eecordei que Portugal aboliu, pela mão do Marquês de Pombal, pela primeira vez, a escravatura, numa parte do seu território em 1761 - embora só alargasse essa abolição definitivamente no século XIX -, e que nesse momento, ao abolir, aderiu a um ideal humanista que estava virado para o futuro".

Essa decisão reconhecia o que tinha havido de injusto, o que tinha havido de condenável no comportamento anterior, relativamente a séculos em que esses direitos não foram devidamente reconhecidos, reiterou.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, o que fica de mais importante desta visita à "Casa dos Escravos" de Gorée é "a lição de esperança no futuro" e a ideia de que "é preciso continuar a lutar pelos direitos humanos, contra as formas de escravatura que existem, contra as opressões, contra as ditaduras, contra os totalitarismos".

"Ainda hoje, infelizmente, é tão necessário", lamentou.

Conosaba/angop.ao/

Sem comentários:

Enviar um comentário