sábado, 22 de abril de 2017

«CONSCIENTES & INCONFORMADOS» JOVENS GUINEENSES REGRESSARAM ÀS RUAS EM PROTESTO CONTRA CRISE POLÍTICA



Cerca de 300 jovens do Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados da Guiné-Bissau realizaram hoje um protesto pacífico contra a grave crise política do país.

No protesto, que teve início na rotunda do aeroporto e terminou junto ao estádio Lino Correia, em Bissau, os jovens pediram a demissão do Governo e do Presidente, bem como a realização de eleições antecipadas.

Os jovens voltaram às ruas em protesto contra o chefe de Estado, José Mário Vaz, porque "demonstrou várias vezes a sua incapacidade de exercer o cargo de Presidente da República para unir os guineenses e assumir a dianteira do progresso do país", disse Sumaila Djalo, porta-voz do movimento.

"Hoje exigimos ao Presidente que se demita das suas funções [...], o povo está cansado da pobreza generalizada", salientou.

A manifestação de hoje foi acompanhada de um forte dispositivo de segurança, que cortou várias estradas do centro de Bissau, bem como o acesso à rotunda, onde está localizada a Presidência da República.

No protesto os jovens pediram a dissolução da Assembleia Nacional Popular, bem como a saída do Presidente e a realização de eleições gerais.

"Queremos garantir aos nossos políticos que somos uma organização aberta e democrática [...], mas não vamos abdicar da nossa luta", disse Sumaila Djalo.

"O povo está cansado de falta de respeito e estará vigilante para denunciar e exigir respeito aos valores da democracia e da liberdade", acrescentou.

Os jovens guineenses criticaram também a visita do Presidente do Senegal, Macky Sall, prevista para maio, ao país, considerando que o chefe de Estado senegalês irá aproveitar-se da situação de instabilidade na Guiné-Bissau, e prometeram mais manifestações.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário