segunda-feira, 24 de abril de 2017

«´HÉ FALA CUMA:» ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU ENTROU EM COLAPSO DEVIDO À CORRUPÇÃO GENERALIZADA



O Secretário de Estado da Administração Pública, Marcelino Simões Lopes Cabral, denunciou esta sexta-feira 21 de Abril, que o aparelho de Estado guineense entrou em colapso total, devido à corrupção instalada ao mais alto na administração pública da Guiné-Bissau.

Em exclusivo para e-Global, Marcelino Simões Lopes Cabral, revelou que foi registado um elevado índice de falsificação de documentos em quase em todos os níveis. Desde documentos dos antigos combatentes, por exemplo, mas também cartões de militares, cartões de polícias, números de contas bancárias, certidões de óbitos, bem como Boletins Oficiais, de forma a poderem beneficiar de pensões de reformados. “O país entrou num colapso, a corrupção está generalizada, cada um tenta salvar conforme pode, isto levou a onda de falsificação destes documentos, devemos ter honra para com as estruturas militares, esta honra que muitas pessoas querem desrespeitar, embora sabemos que é uma situação que acontece em casos isolados”, disse.

Simões Lopes Cabral revelou também que vários casos já foram identificados e os seus suspeitos vão ser traduzidos a justiça, com base num trabalho de equipa que está a ser feito entre a sua instituição, Ministério Publico e a Polícia Judiciária.

O mesmo responsável referiu ainda que todos os problemas que foram registados na Guiné-Bissau ao longo da sua história, têm a origem no Ministério da Função Pública, onde há uma prática que classificou de “injustiça social”, ao contrário do que se pensa com outros ministérios. “Eu tinha ideia que os problemas deste país tinham origem nos outros ministérios, porque fui ministro da Defesa Nacional, do Interior, mas cheguei à conclusão que todos os problemas da Guiné-Bissau têm origem no ministério da Função Publica, porque é um lugar chave (…). Não podemos continuar a ter uma instituição tal como se encontra este lugar a funcionar”, defendeu.

Em relação ao controlo e pagamento presencial de pensionistas, Simões Lopes Cabral revelou que nos últimos três meses, de mais de 3 mil pensionistas que eram pagos nos diferentes ministérios, cerca de 1.694 pensionistas apresentaram-se para usufruir das suas pensões, informando que o valor remanescente destes pagamentos está nas contas bancárias dos pensionistas e reformados, aguardando a conclusão dos pagamentos assim que as situações dos beneficiários forem regularizadas. “Cada vez que avançamos com pagamentos salários, ao invés de este dinheiro chegar aos seus destinatários, algumas pessoas ficam em casa tranquilos a receber entre 2 a 5 milhões de Francos CFA, tudo isto no quadro de pagamento de pagamentos de pensionistas de antigos”, referiu.

Foi neste sentido o mesmo responsável sublinhou que os montantes que sobram de vários pagamentos já feitos, é assustador para a despesa mensal na Função Publica.

Interrogado se é possível ocorrer um aumento dos salários na função pública, Simões Cabral, admitiu esta possibilidade, assim que forem concluídos os trabalhos em curso

Segundo Simões Cabral todos os funcionários com idade de reforma já foram avisados da necessidade de tratarem das suas respetivas reformas, por imperativos das leis da administração pública da Guiné-Bissau.

A e-Global soube que atualmente mais 300 milhões de Francos CFA foram recuperados deste pagamento presencial, através da Secretaria de Estado da Administração Pública.

Sumba Nansil
Conosaba do Porto© e-Global Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário