Bissau, 17 Jan 23 (ANG) – O Presidente da República (PR), prometeu hoje, numa visita à algumas instituições de justiça do país, usar a sua magistratura de influência junto ao Governo , a fim de melhorar as condições de trabalho no sector da justiça.
Em declarações à imprensa no final da visita, Umaro Sissoco Embaló disse que o sector da justiça regula qualquer sociedade do mundo, pelo que merece especial atenção para exercer, com eficácia, a sua missão.
“Pelo que constactei nesta visita, alguns tribunais de justiça do país carecem de computadores, impressoras e assim como instalações com condições para funcionarem. Prometo ao Presidente do Supremo Tribunal e assim como a ministra da Justiça, analisar de imediato o assunto com o Governo, a fim de sanearem essa situação”, disse o PR.
Umaro Sissoco Embaló disse que ainda hoje ai dar instruções ao ministro do Interior para afetar polícias aos tribunais , a fim de garantir segurança aos técnicos da justiça.
“De acordo com os meios que temos vamos minimizando, aos poucos, as dificuldades do setor da justiça, tanto ao nível de Bissau assim como em todas as regiões em que operam serviços judiciais”, disse Embaló.
A ministra da Justiça, Maria Alexandrina da Silva disse esperar que a visita efectuada pelo Chefe de Estado ao sector da Justiça, mude a situação de difculdades que o setor enfrenta há muito tempo.
“Muitas vezes demoramos com casos, mas não é da nossa vontade. Tudo tem a ver com a falta de meios com que deparamos, tal como o Chefe de Estado constactou durante a visita ao Tribunal Regional, Tribunal de Comércio e antiga instalação do Supremo Tribunal de Justiça. Estamos com falta de pessoal, computadores, impressoras e a propria instalações não apresenta boas condições”, revelou a ministra.
Conosaba/ANG/LLA/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário