sábado, 10 de setembro de 2022

Apresentação do livro “Fora Di Nos” de Helena Neves Abrahamsson na UCCLA - 10 de Setembro de 2022

 

Apresentação do livro “Fora Di Nos” de Helena Neves Abrahamsson na UCCLA

Textos poéticos que revelam aspetos políticos, sociais e culturais da Guiné-Bissau serão dados a conhecer através do livro “Fora Di Nos: Nhara Sikidu - Textos Poéticos” da autoria de Helena Neves Abrahamsson, que será apresentado no dia 10 de setembro, às 17 horas, no auditório da UCCLA.

Com a chancela da Nimba Edições, o livro tem a coordenação editorial de Luís Barbosa Vicente e o prefácio de Rita Fernandes Ie.

De referir que este evento decorre no âmbito da exposição “Olhares da Guinendade - Artes da Guiné-Bissau” patente na UCCLA - Mais informações aqui https://www.uccla.pt/noticias/exposicao-olhares-da-guinendade-artes-da-guine-bissau-na-uccla 

A apresentação do livro será feita após a última visita guiada à exposição “Olhares da Guinendade - Artes da Guiné-Bissau”, que terá início pelas 16 horas e será feita pelo curador Tony Tcheka.

Sinopse:

Trata-se de um livro de poesia que aborda não só́ os aspetos políticos, sociais e culturais da Guiné-Bissau mas, também, partilha com o leitor um conjunto de palavras refletidas em poemas que lhe preenchem a alma, acalentando os sentimentos e os percursos da sua vida em vários momentos e espaços. Ao longo do tempo a autora foi escrevinhando e declarando o amor à sua pátria, terra que a viu nascer (Nha Kasa…) que queria voltar a ver (…) quereria voltar a ter-te, viver em ti contigo, a vida que me resta, e as outras que vivi noutros mares (…) na memória guardo o teu cheiro suavemente percorro a ponta dos dedos pelas tuas curvas, bolanhas, mares e rios (…) sinto-te endurecer, crescer, vir e jorrar o sémen da esperança (…) desabrochar para o orgasmo da vida que te espera (…) tuas águas, teus mares, teus rios são o sémen que fecundam vidas, estas vidas adiadas mas que, um dia, serão vidas, vividas... Autora fala-nos de si, percorrendo os seus sonhos em que tudo acontece, presa nas telas da sua própria fantasia, mas dona de si mesma. Ainda percorre os espaços e em devaneios (Kabesa na pupan) encontra o silêncio que é permanente na esquina do bairro ao centro do lago onde há́ chamas reprimidas, sepultadas sem chão, nem tempo…. Termina esta coletânea conversando em Kriol poético Nhara Sikidu, Ramantchada, Sinhora di si nariz, Murtcha-murtchadu, Korçon na del, Pitu fitcha, larma lágua. Maltomadus, malvadus na kabalindadi, lebal si mar, si laguas, si blanhas, si floris di mkeklets. Aí, ki sunhos gora? Sunho di si guintis, Sunhus di si povo? Nhara Sikidu, korçon ratidja, larma lagua, na mar di kassabi.

Biografia da autora:

Helena Neves Abrahamsson nasceu na cidade de Bissau, na Guiné-Bissau, em 1962. É formada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa. Trabalhou como advogada e durante toda a sua vida na área dos direitos humanos, particularmente em questões de desenvolvimento, género, mulher e criança, em vários países, nomeadamente Guiné-Bissau e sub-região da África Ocidental, Angola e Suécia. Continua a trabalhar ativamente com os direitos humanos exercendo um ativismo social ativo. Dedica, também, uma boa parte do tempo à arte. Fez vários cursos em escolas de arte na Suécia e dedica-se em particular à arte da pintura em tecido e tela. A publicação de um livro é algo novo para a autora sendo este conjunto de textos poéticos o seu primeiro trabalho organizado.

Com os melhores cumprimentos,

Anabela Carvalho

Assessora de Comunicação | anabela.carvalho@uccla.pt

Avenida da Índia n.º 110, 1300-300 Lisboa, Portugal | Tel. +351 218 172 950 | 

uccla@uccla.pt | www.uccla.pt | UCCLA no Facebook | UCCLA no Flickr |UCCLA no Linkedin |

.

Sem comentários:

Enviar um comentário