segunda-feira, 16 de maio de 2022

Crise política: CASSAMÁ AFIRMA QUE O PARLAMENTO NÃO COMETE FALHAS QUE JUSTIFIQUEM UMA DISSOLUÇÃO DA ASSEMBLEIA

O presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, afirmou esta segunda-feira, 16 de maio de 2022, que não houve falhas da instituição que dirige que justificasse o seu derrube.

“Nós estamos tranquilos, não há falhas da nossa parte. O Parlamento não errou, também pelo que fui informado pelo Presidente, a decisão não tem nada a ver com a revisão da Constituição da República”, disse.

O chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, dissolveu hoje a Assembleia Nacional Popular justificando que a sua decisão deve-se a recusa do Parlamento, de forma sistemática, ao controlo de contas com o Tribunal de Contas. Noutro decreto mantém em funções Nuno Gomes Nabiam, primeiro-ministro e Soares Sambú vice-primeiro-ministro.

Cassamá falava aos deputados naquela que é a última sessão parlamentar da décima legislatura que visou socializar o teor da reunião do Conselho de Estado.

Cassamá disse que o derrube da ANP constitui uma “surpresa”, mas salienta que “não é o fim do mundo”.

“Não estamos para fazer afronta a ninguém. A comissão permanente continuará a fazer o seu trabalho e encerramos hoje, que cada deputado continue a trabalhar no seu partido”.

Para a segunda vice-presidente da ANP, Hadja Satú Camará, a reunião era apenas para o Presidente Sissoco apresentar a sua decisão aos conselheiros de Estado, “porque não houve debates”.

Por: Epifânia Mendonça
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário