segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

PAIGC ACUSA GUARDA PRESIDENCIAL DE INVADIR SEDE NACIONAL

O partido africano para a independência da Guiné e cabo-verde (PAIGC), denuncia a tentativa de assalto a sede do partido por parte das forças de segurança presidencial.

A denúncia do PAIGC consta num comunicado à imprensa, produzido, hoje, e assinado pelo Secretário Nacional, Aly Hijazi.

Segundo o documento lido por Muniro Conté, secretário do gabinete da comunicação dos libertadores, as imagens que o PAIGC dispõe testemunham as evidências e o carater “intimidatório” e “violento” das ações feitas pelos elementos fardados afetos à presidência da República “com pura intenção de provocar distúrbios”.

“Por conseguinte, no dia 26 de Fevereiro, por volta das 12horas e 20 minutos, homens armados e encapuçados, provenientes do palácio da República, invadiram a sede do PAIGC, tendo ameaçado as pessoas que se encontravam no átrio da entrada”, acusa o PAIGC que denuncia igualmente que as forças agrediram um dos seguranças em serviço na sede.

De acordo com o comunicado, o PAIGC lamenta que a ocorrência antecedeu outras violações do recinto da sua sede, nomeadamente; a colocação de barreiras metálicas no acesso a entrada principal do edifício, “ao que se seguira as proibições de estacionamento e utilização do passeio defronte a pretexto de uma ordem superior”.

Perante esta situação, o Partido africano para a independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) alerta a opinião publicada das evidenciais e gravidades do envolvimento do palácio da presidência da República e “do poder ditatorial que os mesmos pretendem instalar” e responsabiliza-os pelas consequências que possam advir.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Ussumane Mané/radiosolmansi com Conosaba do Porto




Sem comentários:

Enviar um comentário