terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Cooperação/”Visita do Presidente turco abrirá mais portas de oportunidades para a Guiné-Bissau”, diz o ex.estudante guineense de Turquia


Bissau,22 fev 22(ANG) – O ex. estudante guineense formado em Ciências Políticas e Administração Pública, na Turquia, disse que a visita do chefe de Estado Turco, abrirá mais portas de oportunidades externas para a Guiné-Bissau.

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan visita a Guiné-Bissau amanhã, quarta-feira no quadro de um périplo por países de África, nomeadamente a República Democrática do Congo e ao Senegal.

Braima Djamanca que falava esta terça-feira à Agência de Notícias da Guiné(ANG) e a Rádio Difusão Nacional(RDN) sobre as vantagens dessa visita ao país, qualificou a visita do Presidente turco à Guiné-Bissau, de um “marco histórico”.

“A visita do chefe de Estado turco ao país, vai ainda potenciar as relações de cooperação existentes entre os dois países, não só na vertente social como em todos os domínios de cooperação”, salientou.

Disse que, nos últimos anos a Turquia está a direcionar a sua política externa para África no sentido de apoiar o desenvolvimento do continente negro em diferentes áreas e nesse quadro, a Guiné-Bissau pode tirar grande proveito dessa abertura e oportunidade.

Braima Djamanca disse que a Turquia está interessada em aproximar-se de África, não só para aprofundar a cooperação como também para conhecer de perto a realidade dos africanos, suas riquezas, diversidades étnicas e potencialidades culturais.

Perguntado sobre as potencialidades da Turquia que a Guiné-Bissau pode aproveitar, aquele quadro guineense e actual Director de Serviços das Relações Públicas e Parcerias do Ministério da Educação Nacional, apontou as infraestruturas agrícolas.

“A Guiné-Bissau dispõe de uma terra fértil para a agricultura e a Turquia pode investir na mecanização agrícola e nas indústrias de transformação dos produtos”, frisou.

Questionado ainda sobre o que a Guiné-Bissau pode ganhar da Turquia nos domínios da educação e da economia, Braima Djamanca sublinhou que, o desenvolvimento de qualquer país depende do seu nível de ensino, acrescentando que, por isso deve-se apostar, seriamente, nas infraestruturas educacionais e fazer com a escola chegue à todos os cantos do país.

“A visita do Presidente da Turquia deve representar uma oportunidade de apresentação de propostas concretas, de curto e médio prazo, no domínio de construção e reabilitação das escolas, não só em Bissau como no interior do país, e começar a pensar na possibilidade de criação das Universidades nas regiões”, disse.

Braima Djamanca é autor de um livro escrito na língua turca intitulado “As Reformas da Administração Pública Guineense”. Está agora empenhado na tradução para a versão portuguesa do referido livro.

Segundo Djamanca existem actualmente aproximadamente 300 estudantes guineenses na Turquia, e cerca de 30 regressaram ao país e outros emigraram para outros destinos.

“Isso significa que o nível do ensino turco é adequado e competitivo, tendo em conta que todos os estudantes que voltaram ao país foram integrados”, disse.

A República da Turquia, tem uma superfície de 779.452 km², a sua população é de 77,5 milhões de habitantes (estimativa 2021), a capital é Ancara, moeda chama-se Lira Turca e a língua oficial é Turca.

Celebra a independência em 29 de Outubro - Dia da Proclamação da República, o Governo é unitária presidencialista, e o Presidente é Recep Tayyip Erdoğan (desde agosto de 2014).

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário