segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

GOVERNO GUINEENSE PROMETE COLOCAR CENTROS DE FORMAÇÃO SUPERIOR EM TODO O PAÍS


O governo da Guiné-Bissau anuncia que pretende instalar em todas as regiões do país os estabelecimentos de ensino superior da educação e formação.

A intenção foi transmitida hoje pelo ministro do Ensino Superior e Investigação Científica, em declaração aos jornalistas à margem do encontro com os diretores das escolas superiores da educação e formação pública do país.

“O nosso desafio é criar condições para que se possa ter acesso a formação superior em todos os lugares e em todas as regiões do país” anunciou o ministro do Ensino Superior e Investigação Cientifica, Timóteo Saba Mbundé, para depós afirmar que “nós acreditamos que Bissau ainda que seja a capital, não deve ser a única cidade a ter escolas de formação superior, nós precisamos de fazer com que todos os cidadãos guineenses tenham o acesso ao ensino superior e a formação, mas vamos fazer isto, buscando mecanismos que é para qualificar o sistema e o ensino”.

O ministro disse ainda que é necessário convergências e há necessidade de abranger todos os intervenientes que é para puder buscar vias e métodos para poder fazer com que isto seja uma realidade.

Em relação ao encontro com os responsáveis dos Ensinos Superior e Formação, o ministro diz que o encontro se insere naquilo que tem a ver com o primeiro olhar, primeiro mapeamento e visualização do sistema do Ensino Superior no país.

“Convidamos todos os diretores-gerais a nível nacional, para participarem neste evento porque pretendemos recolher as informações e realidade do sistema do ensino superior nas nossas mãos para depois podermos desenhar as estratégias para o desenvolvimento do Ensino Superior e Investigação Cientifica do país”, explica.

Entretanto, questionado sobre as críticas em relação à qualidade do Ensino Superior na Guiné-Bissau, Timóteo Mbundé admite que não faltam recursos humanos qualificados, o importante é potencializar e criar os mecanismos necessários para poder converter esses capitais humanos para que possam se dedicar na formação das pessoas.

No ato de posse dos novos membros do governo nomeados na remodelação governamental o presidente da República tinha desafiado o ministro do Ensino Superior e Investigação Cientifica para colocar as escolas de formação superior ou universidades em todas as regiões da Guiné-Bissau.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário