sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Obituário/Ministério Público anuncia morte de João Aurigema Cruz Pinto, primeiro Procurador-Geral da República da Guiné-Bissau

Bissau, 18 Fev 22 (ANG) – O Ministério Público anunciou hoje a morte, na quinta-feira, em Lisboa, Portugal, de João Aurigema Cruz Pinto, primeiro Procurador-Geral da República da Guiné-Bissau, vitima de doença prolongada.

De acordo com o comunicado de falecimento de Cruz Pinto, entregue hoje á ANG, e assinado pelo Procurador Geral Bacari Biai, as exéquias fúnebres do malogrado serão anunciadas oportunamente.

Face a esta triste notícia, o Ministério Público endereça as “sentidas condolências” à família enlutada e toda a magistratura guineense.

“A Procuradoria Geral da República lamenta esta perda fisíca irreparável daquele que foi um dirigente exemplar daquela instituição judiciária, tendo servido o Estado da Guiné-Bissau com zelo e alto sentido patriótico”, lê-se no comunicado.

Cruz Pinto foi igualmente o primeiro guineense a ocupar o cargo de juiz no Tribunal da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA).

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público(Simamp), endereçou uma nota de pesar à famíla Cruz Pinto.

“O Simamp informa que o João Aurigema Cruz Pinto foi designado pelo Conselho de Comissários de Estado, o primeiro Procurador Geral da República em 10 de Outubro de 1974 e a confirmação no cargo foi feita à 22 de Janeiro de 1975”, refere a Nota do Simamp à que a ANG teve hoje acesso.

A Nota acrescenta que, por iniciativa do Simamp, a data de 10 de Outubro, foi institucionalizada como o Dia do Ministério Público guineense, e cuja comemoração já vai na sua segunda edição.

Conosaba/ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário