segunda-feira, 22 de novembro de 2021

PR QUER QUE NOVO PGR REFORCE A LUTA CONTRA NARCOTRÁFICO


O Presidente da República (PR), Umaro Sissoco Embaló, incentiva o novo Procurador-Geral da República a intensificar a luta contra o narcotráfico, a corrupção e o crime organizado na Guiné-Bissau.

Umaro Sissoco Embalo falava, esta segunda-feira, no ato da posse do novo PGR, Bacari Biai, nomeado no sábado na sequência do pedido de demissão do antigo PGR, Fernando Gomes.

Para Embaló é preciso uma luta sem trégua contra estes males para que as pessoas tenham mais confiança no sector judicial do país.

“É importante que as pessoas vejam a Guiné-Bissau no concerto das nações como um Estado sério, mas para isso é preciso que a nossa justiça funcione porque muitas vezes as pessoas não acreditam nos tribunais”, disse o presidente que anuncia “virar de páginas” neste processo.

O Presidente lembra ainda que a justiça não é perseguir e visar uma determinada pessoa, por isso é preciso uma colaboração entre as instituições judiciais da Guiné-Bissau.

“Vocês, os detentores dos órgãos judiciais, é importante que tenham uma relação mais próxima e de concertação e isso deixa a República mais forte”, aconselha.

Diante do desafio lançado pelo PR, o novo PGR, Bacari Biai, disse que as suas prioridades vão ser baseadas nas leis da república, e promete fazer cumprir a lei o polémico estacionamento até agora de um avião estrageiro no país.

“Este momento é de ação e as minhas ações dirão por si. As minhas prioridades são as leis que rezam na Guiné-Bissau”, disse o novo PGR que promete rigor, imparcialidade, objetividade e isenção na resolução das situações com competência do Ministério Público.

Bacari Biai substitui Fernando Gomes em função depois ter pedido demissão evocando a razão “meramente pessoal”. O novo PGR, Bacari Biai, já esteve a frente da Procuradoria e demitiu-se em 2019.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário