quarta-feira, 24 de novembro de 2021

CAMPEÃ MUNDIAL DE JIU-JITSU PRETENDE LANÇAR A MODALIDADE NA GUINÉ-BISSAU

A atleta guineense Yasmina Dias que recentemente se sagrou campeã do mundo em ‘Jiu Jitsu’ , na categoria dos 95 kg no Campeonato Mundial profissional realizado em Abu Dhabi, Emirados Árabes, mostrou-se aberta e disponível para apresentar um projeto de lançamento da modalidade na Guiné-Bissau, com a instalação de uma federação.

“Vou falar com os responsáveis desportivos e ver como podemos levar ‘Jiu Jitsu’ para a Guiné-Bissau. Agora estou a informar-me de tudo o que é necessário, para implementar a modalidade na Guiné-Bissau.

Estarei em Bissau no mês de dezembro e vou tratar disso”, declarou Yasmina Dias.

Dias falava esta terça-feira, 23 de Novembro de 2021, ao Jornal O Democrata a partir de Portugal. Durante a conversa, abordou mais uma conquista da medalha de Ouro na prova que decorreu entre os dias 14 e 19 do mês corrente.

A atleta guineense bateu a sua adversária Carina Santi, brasileira, ganhando a prova na categoria feminina.

A jovem atleta disse que ainda não abordou a sua intenção diretamente com os responsáveis dos desportos, mas os seus colegas já tentaram entrar em contacto o a Secretaria de Estado da Juventude e Desportos.

Segundo explicações de Dias, o seu principal objetivo agora é levar a modalidade para a Guiné-Bissau e fazer com que os atletas nacionais sejam reconhecidos pelo mundo.

Em relação ao título, Dias realçou o trabalho que desenvolveu e que lhe permitiu arrecadar mais uma medalha com ajuda do seu pai.

“Felizmente fiz um tour perfeito este ano com ajuda do meu pai e alguns apoios. Ganhei tudo, em todos os países onde estive e a intenção era fazer pontos para ir lutar no mundial e consegui ser campeã pela terceira vez consecutiva, só que desta vez na faixa preta, cinto máximo da modalidade”, disse.

Com a conquista do Campeonato Mundial profissional, Dias soma a sua terceira medalha de ouro na modalidade. Tendo ganho o campeonato europeu 3 vezes e 36 vezes na liderança desta modalidade em Portugal.

Jiu Jitsu é uma arte japonesa e um desporto de combate que utiliza técnicas de golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente. A sua origem, como sucede com quase todas as artes marciais antigas, não pode ser apontada com total certeza.

Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário