segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Interpol Bissau/Vinte agentes recebem certificados de formação sobre armas de fogo

Bissau, 26 Nov 21 (ANG) – Vinte agentes da policia de investigação criminal do País INTERPOL receberam hoje os seus certificados de formação de três dias em matéria de armas de fogo.

Após o ato da entrega dos certificados, o coordenador do programa de armas do fogo da INTERPOL Joaquim Rodrigues disse que a formação se enquadra no combate ao trafico de armas de fogo por via de capacitação das plataformas do INTERPOL, particularmente a plataforma "iARMS" que permite rastreios de armas perdidas, roubadas e traficadas.

Segundo Joaquim Rodrigues, através da utilização de plataformas do INTERPOL, os países podem ter dados para buscas e saber se determinada arma de fogo foi roubada no outro país.

Questionado se o tráfico da arma de fogo é um fenómeno real na Guiné-Bissau, disse que pela informação que tem e não sendo um fenómeno macro, não é um problema de missão extraordinária mas sim de alguma dimensão.

"Segundo informações que temos, a Guiné- Bissau está rodeada de países com fronteiras alterosas, ou seja, há muita circulação de pessoas, de bens lícitos e ilícitos. Dos ilícitos, há a circulação de armas de fogo, de pessoas de forma ilícita, de drogas e séries de fenómenos que têm que ser combatidos e controlados, para o bem da justiça e da segurança dos países, explicou."

A formação contou com apoio e financiamento da União Europeia.

Conosaba/ANG/MI//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário