segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Diplomacia/”O passaporte do alegado traficante capturado em Espanha pode ser falso”, diz Ministério dos Negócios Estrangeiros guineense

Bissau, 26 Nov 21 (ANG) – O Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades (MNECIC) diz hoje, em comunicado, que o passaporte diplomático guineense detetado na posse do alegado traficante capturado, domingo, em Barcelona(Espanha) pode ser falso.

No comunicado à que a ANG teve acesso o MNECIC afirma que as autoridades nacionais não dispõem de qualquer registo concernente à emissão do dito passaporte no seu sistema.

O traficante bilionário em causa de nome Piere Conrad Dadak de nacionalidade francês famoso por ser “senhor da guerra” tinha dois mandados de prisões graves e acusações que recaem sobre ele por alegado tráfico de armas que terão servido algumas ditaduras africanas.

Pierre Dadak esteve preso em 2016 na sua residência em Ibiza pela venda de 200 mil armas como AK47 e tanques para Sudão do Sul. É conhecido também como controlador de rede de lavagem de dinheiro.

Na nota, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, qualifica de graves as referidas notícias, e refere que está a acompanhar os esforços das autoridades do Reino da Espanha.

“A Guiné-Bissau já solicitou o esclarecimento da notícia e comprovativo da autenticidade de dito passaporte que, desde logo não foi emitido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros guineense”. Refere a nota.

Segundo o documento, é do conhecimento público que o governo não tem poupado esforços na criação e reforço de mecanismos de controlo na emissão dos passaportes, facto aliás comprovado com a recente alteração do decreto número 02 –A/2001 que determinou a emissão de novos passaportes.

“O governo reforçou um dos pontos de segurança e dos requisitos para atribuição de passaportes com entrada em circulação, no passado 04 de junho, da nova gama de passaportes biométricos em policarbonato”, lê-se no comunicado.

Conosaba/ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário