quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Mulheres CEDEAO/Presidente da República exalta a importância de a ONU se associar ao Movimento Cívico das Mulheres e Juventude da CEDEAO

Bissau, 23 Nov 21 (ANG) – O Presidente da República realçou hoje que associar-se ao Movimento Cívico das mulheres e juventude no espaço CEDEAO é uma das iniciativas mais acertadas das Nações Unidas porque “é a mulher que melhor sabe enraizar, na famÍlia, a cultura de paz e diálogo”.

O chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló falava na cerimónia de abertura da conferência sobre Programa das Mulheres, Paz e Segurança, que decorre em Bissau, sob o tema, ʺDia Aberto Género, Mulheres, Juventude, Paz e Segurança.

ʺAssociar a mulher e juventude ao Movimento Civico das mulheres, que se estende até o Sahel, em prol da paz e segurança, é uma das iniciativas mais acertadas das Nações Unidas, porque é a mulher que melhor sabe enraizar, na famÍlia, a cultura de paz, do dialógo insubstituível, e uma cultura de compromisso indispensável à estabilidade das instituições e da sociedade em geral”, defendeu.

Disse que, pela juventude, é preciso conjugar o imperativo de se consolidar a paz e segurança dos países no espaço da CEDEAO até ao Sahel com a sensibilidade da mulher e a disponibilidade da juventude.

Para o representante especial do Secretário-geral das Nações Unidas para África e Sahel, Mahamat Saleh Annadif , a contribuição das mulheres é essencial para a criação das sociedades resilientes e pacíficas sobre planeta sã.

Annadif reiterou que a promoção dos direitos e liberdades das mulheres e da juventude, em particular as que vivem nas zonas rurais das suas regiões, é uma prioridade para as Nações Unidas.

Para Jean Marie Quipela, coordenador do Sistema das Nações Unidas para Guiné-Bissau, a presença do Presidente Umaro Sissoco Embalo na cerimónia traduz o interesse que o Estado guineense atribui a promoção e a inclusão das mulheres e da juventude no desenvolvimento da socideade guineense.

ʺHà cerca da duas decadas atrás o Conselho de Seguança das Nações Unidas adoptou uma resolução histórica que abordava o papel chave das mulheres na concepção da manutenção da paz no mundo”, salientou.

Afirmou que, esse acordo denominado 1325 refere-se ao impacto desproporcional da guerra nas mulheres, e reconhece o papel chave que a mulher tem no desenvolvimento da paz e segurança.

A conferência sobre género, mulheres, juventude, paz e segurança conta com a particpação de 16 países membros da CEDEAO e Sahel.

Conosaba/ANG/MI/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário