quinta-feira, 25 de novembro de 2021

INSS_Comunicado de Imprensa

 

A Direcção do Instituto Nacional de Segurança Social da Guiné-Bissau acompanha atentamente as informações recentes sobre os trabalhos da Polícia Judiciária nessa instituição e que já resultaram na detenção de duas pessoas.

Tendo em conta a forma como o assunto está a ser tratado por certos canais informativos e a inquietação que pode provocar aos Contribuintes, Beneficiários do sistema e a sociedade em geral, cumpre esta instituição a obrigação de esclarecer e informar que, a intervenção da PJ foi consequência das acções do Serviço de Inspecção do INSS.

No quadro da estratégia de controlo e fiscalização aos serviços internos com vista a uma maior transparência e boa gestão da coisa pública, a Inspecção do INSS em colaboração com a administração da empresa envolvida concluiu ser necessário o envolvimento da Polícia Judiciária para ajudar na clarificação de certos factos.
E, para que conste, foram os próprios serviços do INSS com conhecimento do Contribuinte em causa que solicitaram a intervenção das autoridades judiciais no dia 23 de Novembro corrente.

Na execução do seu trabalho e com base nas técnicas de investigação, a PJ ordenou a detenção de dois elementos suspeitos de práticas de actos ilegais, sendo os detidos, um funcionário da empresa envolvida e uma funcionária do INSS.

Dada a complexidade do assunto e existindo ainda matéria capaz de perturbar os trabalhos, a instituição abstem-se de pronunciar sobre os valores envolvidos nesta operação.

Assim, aproveitamos para apelar a calma e tranquilidade aos utentes do sistema.
Internamente os trabalhos continuarão para os diferentes serviços de forma a permitir uma gestão mais transparente, como é recomendável para uma instituição de Segurança Social.

De imediato será instaurado um processo disciplinar à funcionária envolvida para o apuramento de mais elementos com vista a um posicionamento.
Bissau, 24 de Nov. 2021
Serv. Ass. Com. e Imagem INSS

Sem comentários:

Enviar um comentário