terça-feira, 23 de novembro de 2021

África: VERA SONGWE SOLICITA INDUSTRIAIS E INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS A INVESTIR NA RDC


A sub-secretária-geral das Nações Unidas e Secretária executiva da Comissão Económica das Nações Unidas para a África (ECA), Vera Songwe, apelou aos industriais e instituições financeiras para que venham e invistam na República Democrática do Congo (RDC).

Fontes próxima ao Ministério da Indústria afirmam que a Secretário adjunto da ONU lançou esta chamada durante uma colectiva de imprensa co sediada, quinta-feira, 18 de novembro de 2021, no modo híbrido pela Comissão Económica das Nações Unidas para a África (ECA) e pelo Governo congolês através do Ministério da Indústria.

Esta chamada vem alguns dias antes do Fórum de Negócios RDC-África agendado para 24 a 25 de novembro de 202.

Por sua vez, o Diretor Executivo (CEO) do Banco Árabe para o Desenvolvimento Africano (BADEA), Sidi Ould, deu garantias sobre o financiamento deste importante projeto por sua instituição e outros doadores.

Segundo ele, este Fórum Empresarial será um evento histórico para o mundo, pois o desenvolvimento da cadeia de valor dos minerais estratégicos ajudará a impulsionar a pobreza, criando riquezas e empregos na RDC e na África.

Esta garantia é motivo de satisfação para o Ministro da Indústria, Julien Paluku Kahongya.

Assim, este último também tranquilizou os industriais que atuam no sector da indústria de baterias e veículos eléctricos da grande capacidade da RDC de fornecer matérias-primas.

De referir que Julien Paluku aproveitou para receber, em nome do Governo congolês, investidores que virão a Kinshasa para participar do Fórum de Negócios DRC-África.

A República Democrática do Congo (RDC) quer capitalizar sua posição como a principal produtora mundial de Cobalt para desempenhar um papel importante no mercado de fabricação de carros eléctricos.

Segundo o ministro da Indústria, Julien Paluku, "a demanda por carros eléctricos atingirá a marca de 145 milhões até 2030".

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário