quinta-feira, 25 de novembro de 2021

LÍDER DO PAIGC SOLICITA AUDITORIA INTERNACIONAL AOS BENS DOS DEPUTADOS


O presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, desafia os deputados da nação a assinar uma petição sobre a auditoria internacional dos seus bens.

Falando, ontem, durante a sessão parlamentar, Simões Pereira denuncia atos de corrupção no país sustentando que os representantes do povo devem estar abertos ao controlo dos seus bens a ser feita por uma instituição de transparência internacional da auditoria.

“Descobri que existe uma organização chamada transparência internacional, peço a autorização da minha bancada para submeter um requerimento para qualquer deputado que este disponível a assinar o documento para que a sua conta seja auditada e a sua vida vasculhada para todos saberem o envolvimento de todos nos atos de corrupção”, disse Simões Pereira.

O deputado da nação, Domingos Simões Pereira, disse que tem em mãos documentos que comprovam o envolvimento de várias personalidades guineenses nos atos de corrupção, fuga de fisco e de branqueamento de capitais.

“Temos em mãos a lista inclui os terrenos de Mbatonha, as transferências milionárias de Guiné-Bissau para o estrangeiro, alienação e reaquisição de empresas nacionais, incluindo BIC, que, de repente, passa a ser propriedade de pessoas participares”, denuncia o líder do PAIGC que disse estar disponível para entregar todas estas provas à empresa encarregada a fiscalizar as contas dos deputados da nação.

Simões Pereira volta a denuncia o polémico desvio de 12 milhões de francos cfa de Angola destinados às reformas nas forças de segurança e defesa DA Guiné-Bissau e ainda do desvio do Fundo Japonês e 13 milhões de licenças de bauxite, madeira, areia pesada e compra de vedetas de fiscalização.

Domingos Simões Pereira disse que para a luta contra a corrupção os deputados da nação devem estar na linha de frente com ações concretas aceitando a revisão e auditorias de contas.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário