segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Ordenadores PALOP-TL/ʺGuiné-Bissau assume presidência da organizaçã o num momento muito especial com extinção do Acordo de Cotonou”, diz Aladje Fadia


Bissau, 26 de Nov 21 (ANG) – O ministro das Finanças disse que a Guiné-Bissau assumiu a presidência dos Ordenadores Nacionais dos Países Africano da Língua Portuguesa e Timor Leste, num momento muito especial com o acordo do Cotunou substituído por um novo instrumento, denominado Vizinhança Desenvolvimento e Cooperação Internacional.

João Aladje Mamadú Fadia falava em conferência da imprensa conjunta dos Ordenadores Nacionais dos Países Africanos da Lingua Portuguesa e Timor Leste, realizada quinta-feira, em Bissau.

Disse que a cooperaçâo entre os PALOP –TL e a União Europeia vai continuar a ser desenvolvida nas áreas do Estado de Direito, governação económica e financeira e ainda sobre a geração do emprego e cultura.

ʺA cooperação com a União Europeia remonta há 45 anos, o país tem beneficiado em vários dominios, nas áreas do desenvolvimento humano, na saúde e educação há vários projetos que tem beneficiado do financiamento da União Europeia”, explicou.

Fadia citou os apoios que têm recebido da União Europeia nas áreas macro economica, gestão do sistema de orçamento e nas infraestruturas, nomeadamente a construção das pontes que ligam Bissau ao norte do país, denominada Amilcar Cabral, em João Landim, e a de São Vicente.

Realçou que a Guiné-Bissau pode afirmar que o principal parceiro de desenvolvimento tem sido a União Europeia.

Por sua vez, a Diretora para África do Serviço Europeu para Ação Externa, Rita Laranzinha disse que a extinção do Fundo Europeu do Desenvolvimento(FED) é uma evolução que, há muitos anos, vem sendo pensada pela União Europeia, e diz que se trata de um fundo fora do orçamento geral da organização.

ʺO novo instrumento terá novas regras orçamentais, mais o que ficou muito claro nesta reunião é que não existe, de maneira nenhuma, qualquer intenção da União Europeia de ter menor empenho neste novo programa de cooperação com os PALOP e Timor Leste. E ficou hoje decidido que a proxima reunião terá lugar em Timor Leste e nesta reunião vamos celebrar os 30 anos do programa, disse.ʺ

José Manuel Gonçalves, vice ministro da cooperação e dos Negócios Estrangeiros de Moçambique e presidente cessante dos Ordenadores Nacionais dos PALOP-TL felicitou a Guiné-Bissau por assumir a presidência politica rotativa anual da organização.

Disse que, o país assumiu a presidência num momento em os países e o mundo enfrentam o desafio da pandemia da Covid-19, frisando que, apesar de a situação se abrandar, ainda existem desafios impostos por esta pandemia.

Conosaba/ANG/MI/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário