quinta-feira, 25 de novembro de 2021

PALOP e Timor-Leste discutem em Bissau futuro da cooperação com a União Europeia

Os Países Africanos de Língua Portuguesa e Timor-Leste discutem hoje em Bissau o futuro da cooperação com a União Europeia, no âmbito da 14.ª reunião dos Ordenadores Nacionais para o Fundo de Desenvolvimento Europeu.

Oencontro, que será realizado pela primeira vez na Guiné-Bissau, que vai assumir também a presidência rotativa dos ordenadores nacionais, conta com a participação dos chefes da diplomacia de São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor-Leste e com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique. Angola não está representada no encontro.

"Esta ministerial permite passar em revista o trabalho de cooperação que tem vindo a ser feito no quadro desta cooperação entre a União Europeia e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste, que é já uma cooperação que se vem desenvolvendo ao longo de várias décadas, e que tem sido considerada muito positivamente pela União Europeia", disse aos jornalistas Rita Laranjinha, diretora-geral do Serviço Europeu de Ação Externa.

A embaixadora Rita Laranjinha encontra-se em Bissau em visita bilateral e para participar no encontro.

"A União Europeia vem mostrar o seu renovado interesse e renovado empenho e vamos ter ocasião de discutir com os membros do Governo responsáveis pela coordenação destes programas nos seus respetivos países o estado da situação, analisar as áreas de cooperação e ver quais as que devem ser as áreas futuras de cooperação", salientou.

Em comunicado enviado à imprensa, o Ministério das Finanças guineense referiu que na reunião serão analisados "aspetos gerais ligados à importância dos projetos em curso" e "perspetivado o futuro da cooperação para o período entre 2021 e 2027".

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário