segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Cooperação/Ordenadores Nacionais dos PALOP-TL reiteram desenvolvimento de ações em áreas de grande potencial

Bissau, 26 Nov 21 (ANG) - Os Ordenadores Nacionais do Fundo Europeu de Desenvolvimento(FED) dos Países Africanos das Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste(CPLP-TL) e os representantes da União Europeia reiteraram o desejo de explorar, em conjunto, o desenvolvimento de ações especificas para os respetivos Estados em áreas de grande potencial e interesse comum.

A informação consta nas conclusões finais da XIV reunião dos PALP-TL que decorreu, em Bissau, quinta-feira(25) , lida pela representante da União Europeia e Diretora para África do Serviço Europeu para Ação Externa, Rita Laranjinha.

De acordo com o documento, os Ordenadores sublinharam a importância de melhorar a operacionalização dos projetos do 11º FED, no sentido de ampliar o respetivo impacto para as populações dos seis países na promoção do emprego e no desenvolvimento das capacidades de governação.

Os participantes da XIV reunião reafirmaram a importância da cooperação entre os PALOP-TL e União Europeia como exemplo inovador da cooperação internacional sul-sul e triangular, e a vontade politica de prosseguir a parceria entre estes seis países e a União Europeia.

Ainda nas Conclusões as partes sublinharam a importância de concentrar a cooperação nas áreas consagradas na agenda 2030, através da promoção de desenvolvimento humano e social, de modo a combater a pobreza e a desigualdade, de forma sustentável.

Conosaba/ANG/MI/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário