sexta-feira, 1 de julho de 2016

«AUTORIDADES CONFIRMAM TRÊS MORTOS NA ZONA TURÍSTICA DOS BIJAGÓS» ZIKA DEIXA POPULAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU EM PÂNICO


O Governo da Guiné-Bissau declarou a existência do vírus do zika no arquipélago dos Bijagós.

As autoridades disseram ter registado três casos e anunciaram a criação de uma Comissão Interministerial, chefiada pelo primeiro-ministro, Baciro Djá, com o objectivo de seguir a situação e definir estratégias de combate à doença.

A preocupação maior é que a infecção provocada pelo zika é uma doença desconhecida pelos guineenses, facto que poderá contribuir para a sua rápida propagação, a menos que os mecanismos de divulgação e de prevenção se apresentem mais oportunos e eficazes.

Plácido Cardoso, presidente do Instituto Nacional de Saúde, disse que “há medidas de saneamento que devem-se ocorrer nas embarcações marítimas e a nível aeroportuário".

"Há eixos de intervenção que estamos a levar a cabo em Bubaque e outras ilhas com armadilhas para captação de diferentes insectos para podermos conhecer o perfil etimológico nas diferenças localidades da Guiné-Bissau”, revelou Cardoso.

Uma das apostas das autoridades guineenses é a prevenção, tendo em conta a presente época chuvosa.

”Já tínhamos começado e continuamos o processo de prevenção do vírus do zika no pais. Estamos empenhados nas várias frentes na comunicação, sensibilização da comunidade e formação dos técnicos de saúde, assim como a nível laboratorial”, garantiu o presidente do Instituto Nacional de Saúde.

O arquipélago dos Bijagós, onde o Governo confirma a existência de três casos de zika, é uma zona frequentada por turistas estrangeiros, na sua maioria europeus.

Por telefone, um dos habitantes de Bubaque e membro da Associação dos Jovens para Promoção daquela Cidade, uma organização juvenil local, Énio Lima, disse à VOA haver muita preocupação na região.

"Esta situação nos preocupa muito aqui nas ilhas. Todo o mundo fala agora do zika porque as ilhas não dispõem de postos sanitárias à altura. No passado, nós da associação fizemos várias campanhas de sensibilização sobre zika e ébola, mas agora estamos surpreendidos".

Voa com Conosaba


O que é o Zika vírus
Há cerca de 20 anos, o Zika vírus foi isolado em seres humanos pela primeira vez na Nigéria. Do país, ele teria se espalhado por diversas áreas do mundo até entrar no Brasil em 2014, provavelmente trazidos por turistas que vieram acompanhar a Copa do Mundo no ano passado.

Transmissão do Zika vírus

No Brasil, o Zika vírus encontrou no Aedes aegypti o responsável por sua transmissão. Como você já deve saber, o mosquito é o mesmo que transmite a dengue, a febre amarela e a febre chikungunya.

Sem comentários:

Enviar um comentário