sábado, 9 de julho de 2016

«DJAMBACATAM» O CULTIVO DE COCA NA COLÔMBIA AUMENTOU 39% ANTES DO ACORDO DE PAZ

Coca (Djambacatam)

O cultivo de coca na Colômbia, um dos maiores produtores de cocaína do mundo, aumentou 39% no ano passado, os agricultores aumentaram a produção após promessas do governo de receberem subsídios e ajuda técnica para a criação de plantações de café e aumentar as culturas como frutas e grãos, na eventualidade da conclusão de um acordo de paz entre rebeldes marxistas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e Bogotá, informou fonte governamental nesta quinta-feira.

O aumento da produção de coca também coincidiu com a suspensão, no ano passado, da fumigação aérea com o herbicida glifosato, disse o ministro da Defesa Luis Carlos Villegas.

A área sob o cultivo de coca aumentou para 96000 hectares no final de 2015, o nível mais alto em sete anos, e acima de 69000 hectares no ano anterior, precisou Villegas, referindo dados da Organização das Nações Unidas.

Os rebeldes das FARC conseguem financiamento através extorsão, pagamento de resgates de reféns, e particularmente com uma tributação imposta aos plantadores de coca assim como estão envolvidos na produção e tráfico de cocaína, embora tenham concordado em ajudar a erradicação da coca, uma vez que o acordo de paz seja assinado.

O governo empenhou-se em negociações com as FARC no final de 2012 numa tentativa de acabar com cinco décadas de guerra que já mataram mais de 220000 provocou milhões de deslocados. Um acordo final está previsto para este ano.

O uso do glifosato foi interrompido no ano passado depois de vários relatórios científicos, incluindo um da Organização Mundial de Saúde (OMS), que sugerem que o herbicida é provavelmente cancerígeno para os seres humanos.

© e-Global/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário