sexta-feira, 29 de julho de 2016

«DETENÇÃO DE DEPUTADO, GABRIEL SÓ» PAIGC CONSIDERA DE GRAVE E INCONSTITUCIONAL DECISÃO JUDICIAL


Bissau 29 Jul. 16 (ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC),considerou quinta-feira de grave e inconstitucional a acção de detenção levada a cabo contra o seu dirigente e deputado da nação, Gabriel Sow, e exige a sua libertação imediata e incondicional .

De acordo com um comunicado do Secretariado Nacional dos libertadores à que a ANG teve acesso, o partido refere que o deputado foi detido em pleno exercício das suas funções e na via pública, sem o necessário levantamento da imunidade parlamentar . 

Na nota, o PAIGC manifesta a sua revolta e exige a imediata e incondicional libertação do seu dirigente, membro do Bureau Politico e chama a atenção para a necessidade urgente dos órgãos de soberania da República se debruçarem sobre essa decisão de um juiz que considera “grosseira, inaceitável e arbitral”.

“Esta atitude deve merecer uma atenta análise porque, para além de violar, de forma flagrante, a Constituição da República, no que concerne a imunidade parlamentar de que goza um deputado da nação colide com a questão da separação de poderes e põe em causa o próprio Estado de direito democrático” , lê-se no comunicado.

Para o PAIGC,a detenção de Gabriel Sow é ilegal, inconstitucional e evidencia, de forma clara, a intenção de se instaurar, á revelia dos pilares onde assentam os alicerces do Estado democrático guineense, um regime ditatorial, incompatível com a Constituição da República e com todas as normas legais nacionais e internacionais 

O PAIGC condena com veemência o ato e exorta a sua Bancada Parlamentar a suspender todas as actividades da ANP enquanto o deputado Gabriel Sow se mantiver detido. 

ANG/MSC/ÂC/SG/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário