Filinto Omar Martins.
Eventos ressaltam importância de colocar a rapariga no centro da agenda do desenvolvimento sustentável; órgão juvenil guineense reafirma que situação do grupo é "vulnerável".
A Cidade de Buba, sul da Guiné-Bissau foi palco central da comemoração deste 11 de julho, dia Mundial da População sob lema "investir nas raparigas é garantir o futuro". O ato foi promovido pelo governo guineense em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a População, Unfpa.
Atividades
Exposições de organizações de promoção feminina e oficinas temáticas sobre educação, saúde e emprego dirigidas a raparigas estiveram em destaque na região de Quinara. A ideia é ressaltar a importância de coloca-las no centro da agenda do desenvolvimento sustentável.
O evento homenageou e registou testemunho de raparigas empreendedoras, colocando em evidência a importância de se investir nelas. As melhores alunas do país também marcaram presença no ato.
Desigualdade
Em conversa com a Rádio ONU, a representante do Unfpa no país defendeu um maior investimento nas raparigas e disse ser uma forma viável de promoção do crescimento económico e combate a pobreza. Kourtoum Nacro pede igualdade de oportunidade entre rapazes e raparigas.
"Quando uma rapariga e um rapaz chegam em casa, a mãe diz à rapariga que venha ajudar na cozinha ou vá buscar agua. Tudo isso impede a rapariga de se concentrar no seu estudo, e o rapaz fica a brincar, o que lhe permite atingir o seu potencial porque tem tempo para estudar, brincar, a rapariga não".
Quando as raparigas tiverem informação, poder e autonomia, maiores são as probabilidades de concretizarem seu potencial, acrescentou a representante. O Instituto Nacional da Juventude da Guiné-Bissau é a entidade do governo diretamente ligada à organização do evento.
Juventude
O presidente do instituto falou à Rádio ONU da situação da juventude guineense que considerou "vulnerável". Filinto Omar Martins realçou o peso demográfico dos jovens na população guineense, citando o senso 2009 e pediu maior bolo no orçamento geral de Estado para a juventude.
"A dotação orçamental no orçamento geral do estado tem estado na ordem de 20 milhões de francos Cfas. Temos jovens toxicodependentes sem nenhuma instituição estatal de recuperação destes. Os jovens deficientes deparam com muita precariedade de vida".
Em alusão a mensagem sobre o Dia Mundial da População em que o secretário-geral das Nações Unidas pede apoio e investimento em meninas adolescentes, Omar Martins colocou acento tónico na assistência técnica e financeira dada pelo Instituto às organizações femininas para o efeito.
Amatijane Candé, da Rádio ONU em Bissau/Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário