sexta-feira, 29 de julho de 2016

«OPINIÃO» 'AUTO-ESTRADA DE CASCAS DE BANANA' - Bernardo Mário Catchura


O actual governo é uma autêntica casca de banana deitada no chão, propositadamente, para fazer cair alguém. Faço esta afirmação tendo em conta as crises cíclicas que têm abalado o país, mas que sempre têm a única fonte de onde saem (PAIGC).

Hoje estamos a percorrer numa auto-estrada construída com cascas de banana direccionada ao PRS, mas pelos vistos a direcção não percebe isso. Por esse motivo, venho com estas palavrinhas para alertar o grande Partido da Renovação Social para que esteja atento em relação ao seu envolvimento neste governo.

Chamo ao grande PRS atenção no sentido de lembrar que o PAIGC é sempre o mesmo, seus militantes são orgulhosos com as cores da bandeira do partido deles e das suas linhagens e que, por mais que ali haja desentendimento, é sempre resolvido só por eles e entre eles, depois da intoxicação de todo o país.

Portanto, quero com isso dizer ao PRS que tanto a Presidência da República com o grupo dos 15 são constituídos por dirigentes do PAIGC que em circunstâncias nenhumas aceitarão converter do partido. Facto esse que nos levará, num futuro próximo, ouvir, das partes beligerantes do PAIGC o anúncio da reconciliação entre os PAIGCISTAS.

Um outro aspecto é que o Presidente da República quer, a todo o custo, convencer os cidadãos guineenses que ele é capaz de levar o país rumo ao desenvolvimento, já perdeu mais de dois anos em guerras, não estará disponível para perder o apoio do seu partido para um segundo mandato. Aliás, qualquer pessoa colocada na sua posição não quererá perder o apoio do PAIGC. Posto isto, o Presidente de República usará sua influência, fará tudo o que for possível para que haja uma reconciliação antes do congresso do partido para apoiar a ala de Baciro Dja. Se alcançarem a direcção do partido será ele o candidato a ser apoiado nas próximas presidenciais. Mas antes de irem ao congresso, haverá uma fictícia, como sempre, reconciliação. Podendo ser antes ou após a aprovação do orçamento de 2018, em Novembro haverá uma profunda remodelação do governo visando apenas afastar o adversário (PRS) para melhor se preparar para o embate eleitoral, o que poderá acontecer dentro de um ano a dez meses antes das eleições legislativas. Assim, deixando o PRS fora do governo, o PAIGC terá melhores condições para voltar a ganhar as eleições que, depois de um ano, voltará a fazer a mesma história de remodelação governamental caprichosa e, caso o Primeiro-Ministro recusar ou entender que a equipa vai bem, haverão novas convulsões na ANP.
Sendo assim, aproveito para dizer ao PRS que tudo deve fazer para evitar as possíveis roturas internas que possam surgir do seu próximo congresso e que se prepare melhor para quando pisar a casca de banana para não cair e bater com a nuca nas pedras de SALTINHO.

O Presidente da Republica que saiba que o Baciro é, e sempre será Baciro, vai candidatar-se à liderança do partido com possível apoio de Serifo Nhamadjo, se não vencer a favor do DSP, que provavelmente terá apoio de Carlos Gomes, ou ao favor de Bá kekutó, que também poderá ter apoio de Dona Satú e Soares Sambu, ele (Baciro) sem a mínima das dúvidas candidatar-se-á às Presidências e desvendará todos os vossos negócios.

“Bó iabri udjus” na cabeça.
KOBA DI DJANFA TA KOBADU LARGU
SI GARAFA MITI NA DJUGU DI PEDRA, KEBRA KI BAI BUSKA
Mantenhas di Kassumay Kep.
Bernardo Mário Catchura

Cidadão comum

Sem comentários:

Enviar um comentário