quarta-feira, 20 de julho de 2016

PM DE CABO VERDE ANUNCIA MUDANÇAS DE EMBAIXADORES NA EUROPA E ESTADOS UNIDOS



O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje a substituição dos embaixadores em Portugal, Bélgica e Estados Unidos, com destaque para o antigo primeiro-ministro Carlos Veiga, que vai chefiar a missão diplomática do país em Washington.

Carlos Veiga vai substituir o ex-secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros José Luís Rocha, cujo decreto de exoneração foi já publicado no Boletim Oficial pelo Presidente da República.

Ulisses Correia e Silva anunciou também a nomeação do ex-deputado Eurico Monteiro para a embaixada de Cabo Verde em Portugal, substituindo Madalena Neves, e José Filomeno Monteiro para a Bélgica, no lugar do ex-ministro Jorge Borges.

O primeiro-ministro cabo-verdiano anunciou os nomes hoje à tarde aos jornalistas no final do Conselho Superior da Defesa Nacional, órgão específico de consulta para os assuntos relativos à defesa e à organização, funcionamento e disciplina das Forças Armadas.

Ulisses Correia e Silva indicou que as propostas foram enviadas ao Presidente da República, que agora terá de confirmar os nomes propostos pelo Governo.

"São mudanças de opções de Governo. Entendemos que são postos de representação diplomática muito importantes, das prioritárias para Cabo Verde e quisemos ter perfis adequados à importância desses postos", salientou o chefe do executivo cabo-verdiano.

Questionado sobre as críticas da oposição cabo-verdiana de que as nomeações dos embaixadores são políticas, Ulisses Correia e Silva disse apenas que a maioria está a governar.

"Sempre critiquei embaixadores que fazem política, sendo embaixadores de carreira ou não, devem estar restritos à missão de representar o Estado de Cabo Verde e não representar qualquer interesse político partidário", reforçou.

Os atuais embaixadores manter-se-ão nos postos até à sua substituição, que deverá ocorrer até finais do mês de agosto.

Lusa/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário