quinta-feira, 21 de julho de 2016

«ECONOMIA GUINEENSE» BALANÇA DE PAGAMENTO DE 2014 REGISTA EXCEDENTE DE 3,1 MIL MILHÕES DE FRANCOS



Bissau,21 Jul 16 (ANG) – O ministro da Economia e Finanças afirmou que pela primeira vez em vários anos a conta corrente que estruturalmente era deficitária registou um excedente de 3,1 mil milhões de francos CFA em 2014 contra um défice de 25,9 mil milhões, em 2013.

Henrique Horta dos Santos que falava quarta-feira na Jornada de Difusão da Balança de Pagamentos e das Contas Externas do país, disse que o saldo da conta financeira revelou uma melhoria de 23,7 mil milhões de francos CFA em 2014.

Horta dos Santos sublinhou que, enquanto instrumento que retrata as relações financeiras entre residentes e não, duma economia, a Balança de Pagamentos é um documento contabilístico particularmente importante para todos os actores económicos, os poderes públicos, as autoridades monetárias, e os organismos internacionais.

¨Este instrumento permite avaliar desequilíbrios externos de um país e identificar as soluções adequadas com vista a evitar os riscos que possam pender sobre a nossa capacidade de compra de bens não produzidos no país¨, explicou.

O titular da pasta da Economia e Finanças afirmou que, contudo, persistem desequilíbrios internos e externos devido a um elevado nível de importações, o que traduz a forte dependência do país de apoios externos.

Por sua vez, o Director Nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental, João Alaje Mamadu Fadiá disse que os saldos de bens e serviços degradaram-se devido ao aumento das importações mais significativas do que as exportações.

Declarou que as importações de bens e serviços fixaram-se em cerca de 105.3 mil milhões de francos CFA, em 2014, contra 94.3 mil milhões em 2013.

Acrescentou ainda que o excedente da Balança de Rendimentos primários e secundários foram positivos e devem-se, principalmente, as transferências de trabalhadores sazonais e dos apoios recebidos dos parceiros, no quadro da organização das eleições presidenciais e legislativas de 2014.

O Director Nacional do BCEAO sublinhou que a conta de capital registou a melhorias fixando-se em 27.4 mil milhões de francos CFA contra 15.8 mil milhões em 2013 em virtude de apoios aos projectos de investimentos recebidos dos parceiros.

¨A conta financeira agravou-se ficando com um défice de 40.3 mil milhões de francos CFA, em 2014 contra um défice de 15.9 mil milhões em 2013 e por conseguinte o saldo global fixou-se em 76.2 mil milhões de francos CFA contra 10.7 mil milhões em 2013, contribuindo assim para o reforço das reservas cambiais do país¨, frisou.

Mamadu Fadiá revelou que em 2015 o país beneficiou de um contexto muito favorável após a organização das eleições presidenciais e legislativas de 2014.

¨Este facto, aliado ao aumento do preço médio da exportação da castanha de caju que se fixou em 1.300 dólares por tonelada média contra os mil em 2014 e ainda em resultado do volume exportado que atingiu 170 mil toneladas em 2015 contra 138 mil em 2014, contribuíram consideravelmente para a melhoria do saldo da balança de transação económica¨, explicou.

O Director Nacional do BCEAO salientou que em 2016, o preço médio da exportação da castanha de caju é estimada em 1.400 dólares por tonelada.

“Com base no volume registado até ao momento e do stock ainda existente junto de alguns exportadores, podemos considerar que o volume à exportar poderá atingir o nível do ano anterior ou mesmo execeder”, admitiu.

¨Estes factos terão aspectos positivos na arrecadação das divisas e na melhorias das nossas reservas cambiais¨, acrescentou.

Aquele responsável sublinhou que analisando os referidos dados pode-se concluir que a economia da Guiné-Bissau permanece frágil e vulnerável ao choque externo visto que qualquer alteração no preço internacional do caju que é o principal produto de exportação, repercutir-se-á negativamente no rendimento, quer dos produtores quer das reservas cambiais do país.

ANG/AC/JAM/SG/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário