sexta-feira, 15 de julho de 2016

APRESENTADO PUBLICAMENTE O RELATÓRIO SOBRE CONDIÇÕES DOS TRIBUNAIS NA GUINÉ-BISSAU

A Associação Sindical dos Magistrados Judiciais Guineenses efectuou esta sexta-feira a apresentação pública do relatório da visita aos tribunais do país.
No relatório, pode se constatar as más condições de higiene e dos trabalhos com que os magistrados são confrontados nos seus quotidianos.
Após a apresentação do relatório, a presidente da Associação Noémia Nony Cabral afirmou que deve se começar a tomar medidas sem demora para pôr cobro a situação, tendo adiantado que “ perante os factos e a realidade que se referenciam no relatório, só no resta concluir que deve-se começar a tomar medidas sem demoras porque a boa realização da justiça não se compadece com a situação caótica em que se encontra os tribunais guineense”, diz.
Para o presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, as condições dos tribunais ora apresentado, é das maiores violações dos direitos humanos que podem existir, e “ como sabem os tribunais são garante das efectividades dos direitos e quando não têm condições de realizar a justiça, nós estaremos a pôr em causa de forma flagrante e grosseira os direitos básicos dos cidadãos”.
Augusto Mário da Silva diz que há muito tempo que a Liga vinha chamando atenção pela precariedade da situação nos tribunais, “ e agora estamos encorajados nessa luta porque temos uma entidade muito ligada ao tribunal, que é o sindicato, que está agora a denunciar esta situação, reforçar o que Liga tem vindo a fazer. Temos agora um olhar critico que vem de dentro do sistema, isso é positivo e nós pensamos que só assim é que podemos contribuir para a melhoria da situação da justiça na Guiné-Bissau”, concluiu.
De referir que a visita as instalações dos tribunais do país tem como objectivo constatar de perto as verdadeiras condições de trabalho dos magistrados e as condições físicas dos edifícios que alberga os tribunais.
Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário