domingo, 17 de julho de 2016

«ELEIÇÕES EM SÃO TOMÉ» CANDIDATOS PRESIDENCIAIS MARIA DAS NEVES E O PRESIDENTE PINTO DA COSTA CRITICARAM INAUGURAÇÕES DO GOVERNO EM DIA DE REFLEXÃO



São Tomé, 17 jul (Lusa) - A candidata presidencial Maria das Neves criticou hoje as inaugurações do governo são-tomense no dia de reflexão, afirmando que houve "apelo ao voto" no candidato Evaristo Carvalho, apoiado pelo partido governamental Ação Democrática Independente (ADI). 

"Ontem foi um dia de reflexão em que ninguém devia inaugurar obras. Não deviam acontecer coisas dessas. Julgo que a própria comissão eleitoral deveria estar atenta a toda esta situação", afirmou a candidata. 

"Houve zonas em que houve apelo ao voto. Não é correto e deve ser repudiado veemente", disse, numa referência às inaugurações de um fontanário, um balneário público e entrega de casas sociais e de eletricidade em duas localidades. 

"Espero bem, repito que as pessoas possam votar em consciência e que não haja fraude", disse a candidata. 

"A nossa democracia está cada vez mais consolidada", mas "só haverá uma democracia plena quando houver uma efetiva participação de homens e mulheres neste processo", afirmou a candidata, depois de votar na escola Viana da Mota. 

Além de Maria das Neves e Evaristo Carvalho, concorrem o atual Presidente, Manuel Pinto da Costa, o economista Hélder Barros e o professor Manuel do Rosário.




O Presidente da República são-tomense e recandidato a um segundo mandato, Manuel Pinto da Costa, criticou hoje as inaugurações feitas pelo Governo no dia de reflexão, acusando-o de estar a favorecer um candidato.

"A imprensa nacional foi de uma parcialidade criticável em toda esta campanha", favorecendo a candidatura de Evaristo Carvalho, apoiado pela Ação Democrática Independente (ADI), partido que suporta e executivo de Patrice Trovoada.

Na campanha, "a imprensa nacional (estatal) dava prioridade ao candidato apoiado pelo partido do governo. Assistimos inclusivamente a ações levadas a cabo pelo próprio governo: inaugurações inclusivamente feitas ontem, no sábado", acusou o candidato, instantes depois de ter votado na mesa 2, da localidade de Pantufo.

Para Pinto da Costa, trata-se de um "flagrante desrespeito" pela lei.

Durante a campanha, Pinto da Costa registou um grande "entusiasmo, sobretudo da parte da juventude", mas agora espera que, após o ato eleitoral, os partidos se unam pelo país.

"Sem estabilidade, sem paz, sem entendimento entre as diversas forças políticas do meu país não é possível nós encontrarmos a consensualidade suficiente para elaborar planos de desenvolvimento", afirmou.

O Presidente da República criticou também a prática de compra de votos no país, conhecida localmente como o banho'.

"Temos de, uma vez para sempre, acabar com o 'banho'. O 'banho' leva as pessoas a pensar que só com ele é que irão votar", disse, acrescentando ser necesário "arranjar forma de resolver a questão".

"Gostaria de apelar à população e a todo o eleitorado que viesse exercer o seu direito de voto. Se não vier (votar) acabará por ter um presidente que não é do seu gosto", disse ainda o recandidato a um novo mandato.

Conosaba



Sem comentários:

Enviar um comentário