segunda-feira, 18 de julho de 2016

«CAMPANHA» EQUIPAS DE FISCALIZAÇÃO GUINEENSE APREENDEM CERCA DE 23 TONELADAS DE CASTANHA DE CAJU E 300 BICICLETAS



Bissau, 18 Jul 16 (ANG) – As equipas de fiscalização da Inspeção-geral do Comercio já apreendeu cerca de 23 toneladas de castanha de caju e 300 bicicletas usadas no transporte do produto para o Senegal, através de vias clandestinas nas zonas do sector de São-Domingos. 

Segundo o Inspetor-geral do Comércio, em entrevista ao Jornal “Nô Pintcha”, o país já exportou mais de 40 mil toneladas da castanha de caju desde o início do processo em Junho.

O Inspetor-Geral mostrou-se preocupado quanto ao objetivo de alcançar a previsão que apontava para a exportação de 200 mil toneladas anunciada na abertura da presente campanha de comercialização de caju, devido a instabilidade governativa, a fraca produção de caju e ao persistente desvio da castanha nas diferentes vias de controlo das fronteiras.

Apesar destas e outras dificuldades, Carlos Manuel Biaguê garantiu a determinação da actual direcção de tornar a presente campanha num êxito.

Em caso de impossibilidade de atingir a previsão, o Inspetor- geral do Comércio disse estar esperançado em alcançar pelo menos o volume de exportação da campanha do ano passado, cerca de 180 mil tonelada.

Nesta perspetiva, o Ministério do Comércio reforçou o controlo, atribuindo duas viaturas à equipa de inspeção na região de Oio, cobrindo os sectores de Farim, Ingoré e Bigene, com o propósito de estancar a fuga da castanha para vizinha República do Senegal.

Aquele responsável advertiu que qualquer infração ou violação de normas resulta, simplesmente, na confiscação do produto apreendido a favor do Estado.

Em relação ás dificuldades no âmbito da fiscalização, Carlos Biaguê apontou a falta de colaboração por parte da população que não tem estado a denunciar actos ilegais, e também a insuficiência de meios de transportes para facilitar a deslocação dos agentes de fiscalização para áreas vulneráveis.

ANG/LPG/AC/SG/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário